No dia 20 de dezembro, representantes das entidades contempladas no edital do Programa InterAção Social 2024 estiveram na ArcelorMittal para a assinatura do contrato de patrocínio. O encontro formalizou a parceria anual que tem sido uma importante ferramenta de apoio a entidades relevantes para a comunidade de São Francisco do Sul.
Anualmente, por meio do edital do Programa InterAção Social, a ArcelorMittal patrocina instituições, projetos e ações que contribuem para a transformação social e o desenvolvimento sustentável de São Francisco do Sul.
Para 2024, sete entidades serão contempladas para receber este patrocínio. Os projetos selecionados vão atuar na comunidade de São Francisco do Sul e contemplam as áreas de Desenvolvimento Comunitário, Educação e Saúde. O investimento será de R$ 560 mil.
Os patrocínios promovidos pelo Programa InterAção Social simbolizam a confiança da ArcelorMittal nas instituições de São Francisco do Sul e na transformação social que elas promovem. São iniciativas que reforçam o nosso propósito de construir um futuro melhor para as pessoas e o planeta”, destaca Fernanda Valadares, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da unidade Vega da ArcelorMittal.
Confira as entidades beneficiadas em 2024
AMA São Chico
A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Francisco do Sul – AMA São Chico oferece atendimento multiprofissional para o autista de todas as idades e suporte às famílias, promovendo desde o acolhimento e auxiliando as famílias no diagnóstico e apoio em especialidades como fisioterapia, nutrição, psicopedagogia e neurologia.
Projeto: Anjos Azuis – Continuidade e Ampliação dos Atendimentos.
APAE de São Francisco do Sul
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Francisco do Sul está em funcionamento desde 1979 e atende a pessoas com deficiência intelectual, múltipla deficiência e autismo de todas as idades. Além disso, também presta orientação e atendimentos às famílias e à sociedade. É mantida por meio de recursos adquiridos junto às pessoas físicas e jurídicas.
Projeto: Equoterapia ao Nosso Alcance.
Associação Rede ao Mar – Pepe Efata
A Rede ao Mar – Pepe Efata (Projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Criança em Família na Comunidade), atende a crianças e adolescentes no contraturno escolar, prestando assistência social a famílias que não têm condições de contratar um contraturno para os seus filhos. As ações promovem atividades lúdicas, pedagógicas e culturais, colaborando para o desenvolvimento psicosocial da criança e do adolescente, e também contribuindo para a redução dos riscos de vulnerabilidade social.
Projeto: Projeto Educar para Transformar.
CIEE
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma associação privada sem fins lucrativos com mais de 50 anos de atuação em todo o Brasil que oferece programas de aprendizagem e estágio, preparando pessoas para o mercado de trabalho. Em São Francisco do Sul, o CIEE auxilia estudantes do ensino médio, técnico e superior, oportunizando aos jovens francisquenses a oportunidade de entrarem no mercado de trabalho na região garantindo uma boa vaga.
Projeto: Programa de Iniciação ao Trabalho – PIT.
Comunidade Terapêutica Kairós
Desde 2013, a Comunidade Terapêutica Kairós atua na reabilitação de dependentes químicos por meio do desenvolvimento da percepção física, mental e espiritual. A associação sem fins lucrativos e de caráter filantrópico é credenciada à Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) e possui capacidade de atender até 30 pessoas em regime residencial.
Projeto: Projeto para acolhimento: problemas de dependência de substâncias psicoativas.
Pró-Rim
Apoiada pela primeira vez pelo edital do Programa InterAção Social, a Pró-Rim é uma entidade de administração privada, filantrópica sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal, que atende a pacientes renais. Anualmente, realiza mais de 100 mil sessões de hemodiálise, além de transplantes, e 99% dos seus pacientes são do Sistema Único de Saúde (SUS). Em São Francisco do Sul, ela atenderá um Projeto de capacitação para valorização, respeito e cuidado com a pessoa idosa.
Projeto: Valorização, respeito e cuidado com a pessoa idosa.
Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul
Apoiada pela unidade Vega da ArcelorMittal desde 2005, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul promove o atendimento humanizado a mulheres da comunidade, garantindo a realização de exames, e consultas e atuando na prevenção do câncer de mama e o câncer de colo de útero. O mamógrafo mantido pela unidade é o único do município.
Projeto: Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Sobre a unidade Vega da ArcelorMittal – Em 2023, a unidade Vega da ArcelorMittal completou 20 anos de operação em São Francisco do Sul. A unidade atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos que atendem principalmente os setores automobilístico, de eletrodomésticos e da construção civil, entre outros segmentos. É a primeira indústria do aço da Região Sul e uma das primeiras do Brasil a conquistar a certificação internacional ResponsibleSteel ™️, que estabelece padrões internacionais de processamento e produção responsável do aço, reconhecendo o alto padrão dos processos de produção da unidade e ações realizadas em prol da transformação social, sustentabilidade, diversidade e inclusão em sua região.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde