Hospital e UPA de São Francisco do Sul recebem menção honrosa por projeto ambiental

Foto: Divulgação.

O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) e a UPA 24 Horas, unidades administradas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em São Francisco do Sul, receberam, nesta semana, a Menção Honrosa “Amigo do Meio Ambiente” certificação concedida pela Secretaria de Estado de Saúde do Estado de São Paulo.

O reconhecimento veio pelo projeto “Inventário de Gases de Efeito Estufa: Metodologia GHC Protocol” que avalia, entre outras coisas, a emissão de gases no deslocamento dos funcionários para suas unidades nos meios de transporte. Nesse aspecto, tanto o HMMNSG quanto a UPA 24H, obtiveram excelentes notas de avaliação e, por esse motivo, receberam o certificado novamente.

De acordo com o enfermeiro Jefferson Farias, do Serviço de Contole de Infecção Hospitalar (SCIH), esta é a quinta vez que as unidades francisquenses recebem a certificação.

O que são gases de efeito estufa?

Gases de efeito estufa são um conjunto de substâncias presentes na atmosfera, entre elas, o CO2, o CH4, o N2O, o O3, halocarbonos e vapor d’água.

Esses gases se tornaram um problema sério nas últimas décadas por conta dos efeitos no meio ambiente e a aceleração das mudanças climáticas.

O fato é que o problema começou há muitos anos, a partir da industrialização e a emissão em larga escala de substâncias poluentes. Porém, é agora que o planeta sente os seus efeitos nocivos, como o aquecimento global, ou seja, a elevação da temperatura média.

Consequências das mudanças climáticas

As consequências das mudanças climáticas são devastadoras. O aumento da temperatura é somente o primeiro sintoma do problema, que traz consigo outros efeitos e catástrofes relacionados ao clima, tais como: aumento da temperatura dos oceanos; derretimento de geleiras; maior incidência de tornados, furacões e ciclones; mudanças nos regimes de chuva e estiagem; entre outros.

Por isso, a principal solução para frear o aquecimento global é reduzir as emissões a nível mundial, combatendo o desmatamento e substituindo o uso de combustíveis fósseis por fontes de energia limpa (eólica e hidráulica, por exemplo).

É um esforço de conscientização que vem sendo feito por governos, empresas e instituições, expresso em iniciativas globais como o Acordo de Paris e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos