13 pessoas são homenageadas pela Câmara de Araquari em alusão ao Dia da Consciência Negra

Foto: Câmara de Vereadores de Araquari/Divulgação.

A Câmara de Vereadores de Araquari realizou nesta terça-feira, 21, Sessão Solene Consciência Negra. Na oportunidade, 13 pessoas foram homenageadas com a Medalha Comenda do Legislativo Araquariense, ato em alusão ao Dia da Consciência Negra. Entre os agraciados, líderes de comunidades, profissionais da educação e atletas.

“Tivemos a oportunidade de reconhecer homens e mulheres negros do nosso município, alguns representam comunidades como a Quilombola o Catumbi de Itapocu. Isso faz com que a Câmara de Vereadores trabalhe esse tema tão importante para a nossa sociedade”, comentou o presidente do legislativo, Sidinei Xavier.

A atleta Mariana Grasielly Marcelino, é a primeira mulher brasileira a participar do lançamento de martelo em campeonatos mundiais, foi por nove vezes campeã brasileira e é a atual recordista e vice-campeã Ibero-Americana em 2023, na Espanha. “É o reconhecimento de toda ancestralidade que existe em Araquari. O Dia da Consciência Negra precisa ser celebrado porque a gente tem bastante luta pela frente”, disse a homenageada.

Outra homenageada foi Balbina da Conceição Catarina. Com 105 anos, é reconhecida por trabalhos voluntários, o serviço de confecção de coroa de flores no Catumbi de Itapocu e benzedeira da comunidade. Outro agraciado foi Roberval Marcos da Costa, fundamental no reconhecimento da Comunidade Quilombola no bairro Areias Pequenas.

Confira os homenageados

  • Balbina da Conceição Catarina – vereador proponente Anderson Serafim Rosa
  • Maria da Graça Oliveira Ulbrich – vereador proponente Vereador Hélio Dias
  • Eliete Isabel Eufrasio Correa – vereadora proponente Kátia Cardoso
  • Edilene do Nascimento Silva – vereador proponente Vereador Osmar Della Justino
  • Mariana Grasielly Marcelino – vereador proponente Neuzir Élio Machado
  • Flávio Francisco da Conceição – vereador proponente Liniquer Paulini
  • Antonio Bernardino Filho – vereador proponente Manoel Cabral Filho
  • Roberval Marcos da Costa – vereador proponente Márcio Correia
  • Sanderlei de Jesus Duarte vereador proponente Nelson Silveira
  • Nelson José Oliveira Pereira – vereador proponente Sanderlei de Jesus Duarte
  • Sanderlei Luis da Conceição – vereador proponente Sidinei Xavier
  • Lucas Eduardo Corrêa – vereador proponente Vereador Elizandro de Souza
  • Gisleine Matias de Braga – vereador João Sebastião da Silva

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira