No mês de outubro, o Laboratório Municipal da Prefeitura de Joinville (LMJ) completou 30 anos de funcionamento. De junho a setembro, o laboratório realizou uma média de 87 mil exames por mês, aproximadamente 4,3 mil exames por dia.
Nesse período, foram atendidos em média 9,8 mil pacientes por mês para coletas. A maior parte (53,30%) dos exames solicitados pela Secretaria da Saúde da Prefeitura é feita no LMJ. Os laboratórios contratados ficam responsáveis por 46,70% dos exames.
“Uma das grandes qualidades é estar próximo das residências dos usuários. Temos 12 postos de coleta, localizados em diferentes bairros da cidade. Isso facilita a vida dos pacientes”, explica o diretor executivo da Secretaria da Saúde, Douglas Calheiros Machado.
Douglas também destaca a geração e fornecimento de dados para a Vigilância Epidemiológica e para o planejamento em saúde, do município.
“Com essas informações, podemos muito bem organizar programas como pré-natal, diabetes, para hipertensos, entre outros. Os diagnósticos de algumas doenças, principalmente as infectocontagiosas, são muito importantes”, reforça o diretor.
Serviços realizados no Laboratório Municipal de Joinville:
- Coleta de sangue (bioquímica, hematologia e imunologia).
- Coleta de urina (parcial de urina, cultura e antibiograma).
- Teste biológico (ampolas).
- Programa de Hanseníase e Tuberculose.
- Programa de Monitoramento da Infecção pelo HIV, atendendo a todos os municípios da Macrorregião Planalto Norte/Nordeste.

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde