O outubro rosa marca a campanha de luta contra o câncer de mama, e também traz a reflexão sobre o autocuidado de quem sempre cuida dos outros. Em Araquari, de janeiro a setembro de 2023, foram agendadas 627 mamografias, 108 mulheres, entretanto, desistiram de fazer o exame após o agendamento.
As mamografias são realizadas por meio de uma parceria com o consórcio CIS Nordeste (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste ) e clínicas parceiras. A porta de entrada para o exame são os postos de saúde do município.
Atualmente, 101 mulheres em Araquari estão em tratamento ou aguardando consulta com um mastologista. A referência para o atendimento de média e alta complexidade é Joinville, mas a secretaria de saúde de Araquari tenta parceria com outros municípios para zerar essa fila de espera.
Segundo o Secretário de Saúde de Araquari, Valmir Santhiago Junior, faltam mastologistas no sistema de saúde. “Muitos profissionais desistem de atender pelo Sistema Único de Saúde, devido ao valor pago pela tabela SUS. A falta de mastologista não é um problema só de Araquari e é uma realidade de outros municípios. Já agendamos uma conversa com Joinville para tentar aumentar o número de vagas/mês e vamos tentar uma parceria com Jaraguá do Sul para ampliar o acesso a esse profissional tão importante na luta contra o câncer”
Ainda de acordo com o Secretário, o município de Araquari também tenta parcerias com instituições de combate ao câncer. “ Nós tínhamos uma oferta de mastologista pelo consórcio CIS Nordeste que pagava um pouco acima da tabela SUS, mas esse médico também saiu. Vamos agora tentar uma parceria via Rede Feminina para garantir o acesso das pacientes a esse profissional”.
Além da mamografia, do início do ano até agora, 2.739 exames preventivos foram realizados.
A maioria volta para buscar o resultado, e quando um diagnóstico de risco é identificado no exame, servidores das Unidades Básicas de Atendimento também entram em contato para a alertar sobre o início do tratamento.
O único problema é o número de desistência na realização desses exames. Muitas pacientes agendam, e não comparecem no dia da coleta.
Programação especial:
No mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde de Araquari realizam uma programação especial com palestras, roda de conversas e coffe-break para atrair as mulheres e incentivar a realização dos exames. Confira a programação:
21/10 UBS Maria de Fátima Silvano (bairro Centro)
Ação Outubro Rosa
21/10 UBS Joaquim Monteiro Cabral (bairro Porto Grande)
Ação Outubro Rosa
21/10 UBS Mercedes Barauna Silvano (bairro Corveta)
Ação Outubro Rosa
21/10 UBS João Antônio Ignácio (bairro Rainha)
Outubro Rosa e Campanha Multivacinação no mesmo dia
21/10 UBS Rosalina Modesto da Costa (bairro Itapocu)
Ação Outubro Rosa com realização de exames preventivos
21/10 UBS Nicanor Corrente (bairro Itinga)
Outubro Rosa
21/10 UBS Geny Westrupp (bairro Itinga)
Ação Outubro Rosa com realização de exames preventivos
27/10 UBS José Balbino da Rosa ( bairro Morro Grande)
Ação Outubro Rosa- 13:30h às 16:30h.
27/10 UBS Barra do Itapocu
Ação Outubro Rosa 08:30h às 11:30h.
28/10 UBS Mario Tito Salvador (bairro Itinga/Lot. Egon)
Ação Outubro Rosa
28/10 UBS Rosalina Modesto da Costa (bairro Itapocu)
Palestras preventivas, Bingo e coffee-break
O horário de atendimento das demais unidades é das 8h às 17h.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde