Projeto da Defesa Civil de Joinville é selecionado para Banco Nacional de Boas Práticas

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

O projeto “Rota segura para dias de inundação”, da Defesa Civil de Joinville, passa a integrar o Banco de Boas Práticas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O projeto de Joinville entra na publicação como boa prática reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção Civil como iniciativa para a comunidade.

“Estar entre os projetos selecionados é uma forma de reconhecimento de atividades inovadoras nas ações de redução de riscos de desastres, além de servir como referência para municípios com a mesma problemática”, avalia o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

A avaliação é feita pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, por meio das coordenadorias estaduais e municipais. De acordo com a publicação, essas práticas apresentam resultados consistentes, satisfatórios, inovadores, replicáveis e adaptáveis a outras realidades.

A Rota Segura é formada por 21 placas que indicam o caminho para sair das áreas de possíveis alagamentos, durante fortes chuvas. A instalação das placas pela Defesa Civil de Joinville iniciou em outubro de 2022. A existência de uma placa em uma via não significa que ela não está sujeita à inundação. A placa pode estar indicando o caminho da Rota Segura. As placas sem setas indicam que a pessoa já está num local seguro, já que as placas funcionam como rotas de fuga.

O mapa da Rota Segura está disponível no site da Prefeitura.

Os elementos gráficos do projeto de sinalização foram desenvolvidos em uma dissertação acadêmica realizada em 2015, pelo então acadêmico de design da Universidade da Região de Joinville (Univille), Jean Fabyano Andrighi e orientados pela professora Virgínia Grace Barros.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira