Previsão do tempo: semana começa com risco de temporais e chuvas intensas na região

Foto: Liv Bruce/Unsplash.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a previsão do tempo nos próximos dias, indicando a possibilidade de temporais e chuvas intensas no estado. Conforme as informações fornecidas, a segunda-feira, 16, será marcada pela intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica, juntamente com a formação de uma área de baixa pressão na Argentina, criando as condições ideais para a ocorrência de temporais em todo o estado.

Para a segunda-feira, 16, o risco é moderado a alto para diversos incidentes, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de chuvas pontualmente intensas. Os temporais devem começar já durante a madrugada e manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, se intensificando durante a tarde, principalmente na região do Grande Oeste. Os ventos soprarão do quadrante norte com intensidade fraca a moderada. A previsão indica temperaturas entre 18°C e 26°C na região norte do estado.

Já para a terça-feira, 17, a formação e passagem de uma frente fria próximo à costa de Santa Catarina reforçarão as instabilidades atmosféricas, aumentando as chances de temporais e chuvas intensas ao longo do dia. Esses eventos climáticos podem provocar destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, bem como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações, devido aos volumes já elevados de chuva registrados ao longo do mês. Os ventos soprarão do quadrante oeste com intensidade fraca. As temperaturas máximas oscilarão entre 20°C e 28°C na região norte de SC.

Para os próximos dias, a quarta-feira, 18, apresentará um enfraquecimento das instabilidades, ainda com ocorrência de chuva fraca em todas as regiões. Na quinta-feira, 19, novas áreas de instabilidade devem se formar, fornecendo condições para temporais e chuvas intensas.

A população é orientada a se manter informada sobre as condições climáticas, seguir as recomendações da Defesa Civil e adotar medidas de precaução diante das condições adversas previstas.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos