Com base nos dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), há 4.088 pessoas com título de eleitor cancelado em Araquari. Os índices de cadastro biométrico também são considerados baixos pelo órgão eleitoral porque o município passou por revisão de eleitorado. O assunto foi tema de reunião do presidente da Câmara de Vereadores, Sidinei Xavier, o prefeito em exercício, Gordo Jasper, com o chefe da 27ª Zona Eleitoral, Fabrício Veiga dos Santos.
“Precisamos conscientizar a população para regularizar seus títulos de eleitor, fazer o cadastro biométrico e, as pessoas que mudaram para nossa cidade, o ideal é que peçam a transferência do domicílio eleitoral”, disse o presidente da Câmara de Vereadores. Como exemplo, no bairro Itinga, somente 75,71% das pessoas possuem biometria quando o percentual ideal é 98%.
Para realizar a biometria, os eleitores de Araquari precisam se deslocar a São Francisco do Sul. A Justiça Eleitoral estuda fazer um projeto piloto para possibilitar que o serviço seja realizado nos bairros do município e em escolas estaduais. “O objetivo é elevar os índices de biometria e realizar outros serviços como transferência de títulos, quitação de multas, emissão de certidões”, explicou Santos.
Com o título de eleitor cancelado, a pessoa não pode votar, fica impedida de realizar empréstimos em bancos mantidos pelo governo e não pode obter documento em instituições diplomáticas. Com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 16.164 eleitores estão aptos a votar em Araquari.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde