A Defesa de Civil de Joinville alerta para as fortes chuvas que ocorrem desta sexta-feira, 6, até o domingo, 8, provocadas por uma área de baixa pressão que está atuando no Sul do Brasil. Nesta sexta, há risco de temporais, com rajadas intensas de vento e possibilidade de granizo.
No sábado, 7, a chuva deve ser volumosa nas regiões Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de Santa Catarina. “Mas podemos ter volumes significativos também para Joinville. Requer monitoramento”, afirma o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.
O cenário mais crítico, para Joinville, está previsto para o domingo, 8. A previsão é um volume de chuvas entre 100 e 150 milímetros neste dia.
“Considerando o cenário, o risco para inundações, enxurradas e deslizamentos é alto no domingo, já que tivemos um acumulado de 110 mm nas últimas 36 horas”, explica Maiko.
Na segunda-feira, 9, as chuvas devem diminuir no Estado.
Orientações
Com a chuva volumosa, além do risco de alagamento, podem ocorrer deslizamentos de terra. Essa condição exige atenção, principalmente de pessoas que moram próximas de rios e morros.
A orientação para a população é, em caso de alagamento, evitar circular em áreas com água acumulada. Além disso, ter cuidado com crianças próximas de pontes e ribeirões devido a correnteza que tende a aumentar.
Já os sinais que indicam risco de deslizamento são movimentações de terra, como inclinação de postes e árvores, rachaduras em paredes e no caso específico de morros, água com barro escorrendo.
A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo telefone 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.
Para receber os alertas em tempo real, basta enviar por mensagem de texto (SMS), o número do CEP para o telefone 40199. O serviço é gratuito e gerenciado pela Defesa Civil estadual.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde