Neste domingo, 1º, foram eleitos os cinco conselheiros tutelares de São Francisco do Sul para o mandato de 2024 a 2028. Os escolhidos serão empossados no dia 10 de janeiro. No total 18 pessoas concorreram ao pleito e compareceram às urnas 3.696 eleitores, foram apurados 3.712 votos, registrados outros 15 nulos e um em branco.
A lista oficial foi publicada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) nesta segunda-feira, 2. Foram eleitos: Jonas Octaviano Martins (396); Pamela Correa Kamckem (381); Gilmara Rodrigues dos Santos (345); Alexandre Fonseca (305); Rozelei Antunes da Paixão (298). Por São Francisco ser uma cidade com menos de 100 mil habitantes, a cidade possui um Colegiado, ou seja, um Conselho Tutelar.
“Os dados que constam no site do TRE se referem ao resultado da eleição, mas a homologação com a lista final válida é feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente depois de avaliar, por exemplo, candidatos que têm processos judiciais”, explica o presidente do CMDCA, Misael Ferreira Thiago. As eleições foram acompanhadas pela 1ª Promotoria de Justiça.
E ficaram como suplentes: Marliza Conceição (276); Hilário Pereira (263); Osni Machado (226); Rosângela Rosa (208); Giovana de Moura (171); Gracielle Bannach (151); Silvio dos Santos (146); Kimberly Macário (143); Everton Carvalho (123); Vanessa Maurer (114); Hideraldo Hostin (103); Olivia Nunes (26); Carolina Valler (17).
De acordo com o secretário de Assistência Social, Sandro Maier, “entre as atribuições do conselheiro tutelar, está garantir os direitos contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), orientar a construção de políticas municipais de atendimento, atender queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias e comunidade”. As eleições aconteceram na Escola de Educação Básica Santa Catarina, no Centro. Votaram eleitores acima de 16 anos e em dia com suas obrigações frente a Justiça Eleitoral.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde