Schützenbaum abre eventos da 33ª Schützenfest em Jaraguá do Sul

Evento acontece no próximo sábado (16), na Praça Ângelo Piazera, a partir das 10h

Jaraguá do Sul começa a viver o clima de mais uma Festa dos Atiradores a partir do próximo sábado (16), quando acontece o tradicional Schützenbaum, que abre a programação de eventos da 33ª Schützenfest. Majestades da festa, sociedades, integrantes da CCO, bandas e grupos folclóricos se reúnem para concentração a partir das 10h, em frente ao Espaço Cultural, na Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Museu da Paz). 

De lá, o pelotão segue em marcha até a Praça Ângelo Piazera. No percurso, as bandas Musical JS, Bavária e Estrela de Ouro, animam o grupo e chamam a atenção de quem está circulando pelas ruas, no trânsito, e de quem está no comércio. O ritual de condução dá ‘arvore dos atiradores’ até a Praça Ângelo Piazera, conta ainda com as presenças do Rei e da Rainha dos Atiradores, das majestades da beleza e do Wilfred (mascote), além dos integrantes da comissão organizadora, prefeito, secretários municipais, servidores e os membros das 17 sociedades que formam a Acstvi (Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu).

Já na nova praça, ao som da Banda Die Tal Buben, uma cerimônia tradicional marca a instalação da ‘arvore dos atiradores’, que ficará até a abertura da Schützenfest neste local. A programação do Schützenbaum  promete movimentar o Centro de Jaraguá do Sul, com música, chope, boa gastronomia e muita alegria. As cervejarias Karsten, Konigs, Maestro, Stannis, Witor e Germania também marcam presença, com foodtrucks, espetinhos e churros.

Toda a programação é aberta ao público e serve como um aperitivo do que vai acontecer durante a Schützenfest, que será de 9 a 19 de novembro, no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.

ÁRVORE DOS ATIRADORES

O Schützenbaum tem origem nas festividades do Maibaum (árvore de maio), que acontecem na Baviera, Alemanha, onde, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade.

Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão. As festividades do Maibaum foram adaptadas, tendo como significado a “árvore dos atiradores”, que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira