Joinville entrega os primeiros títulos do Serviço de Inspeção Municipal para produtores rurais e empreendedores urbanos

O selo é uma garantia tanto para quem empreende, quanto para os consumidores.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), realizou a entrega dos primeiros títulos de registro de estabelecimentos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

A cerimônia foi na Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), em Pirabeiraba, na terça-feira (5/9), e contou com a presença do prefeito Adriano Silva, de vereadores, representantes da Epagri, Sebrae, Associação Joinvillense de Agroindústrias Artesanais Rurais (AJAAR), Associação de Turismo Rural de Joinville (ATERJ), Associação dos Apicultores de Joinville (APIVILLE), entre outras entidades.

O serviço desburocratiza o processo de inspeção e registros sanitários, abre novas portas, dá mais condições de comercialização e garante ao empreendedor mais agilidade para potencializar a sua produtividade e faturamento.

“O selo SIM para os produtores rurais de Joinville é fundamental porque eles são reconhecidos pela sua qualidade e podem comercializar em outras regiões. Essa é uma grande conquista do município, inclusive da Câmara de Vereadores, de todo nosso corpo técnico, da Unidade de Desenvolvimento Rural, da Vigilância Sanitária que fizeram esse trabalho. E, claro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, criada para representar também os nossos produtores rurais e dar cada vez mais condições de competitividade para o mercado”, avalia o prefeito de Joinville Adriano Silva.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, um dos grandes diferenciais de Joinville é trazer junto com a fiscalização, a assessoria e orientação para o produtor. O selo é uma garantia tanto para quem empreende, quanto para os consumidores.

“O selo traz segurança jurídica para o produtor rural, para o produtor de produtos de origem animal porque ele vai ter um produto certificado e que vai estar nos mercados a venda com o nosso selo SIM”, explica Escher.

Selo incentiva expansão da comercialização de produtos joinvilenses

Um dos produtores que recebeu o certificado foi Alexandre Traldi Reichel, da Estrada Rio do Júlio. Ele e a família produzem mel há oito anos, mas só podiam vender de porta em porta ou na propriedade. Para ele, o selo de inspeção garante a qualidade do produto.

“A nossa ideia é expandir. A partir desse momento, a gente consegue outros mercados. Vender só na propriedade rural é muito difícil. Agora, com esse selo, a gente pode vender em lojas, outros locais que a gente não poderia antes”, afirma o produtor rural.

Alexandre explica que recebeu o apoio da equipe técnica na sua propriedade. “Nós tivemos muita assistência para nos qualificarmos e chegar nesse momento de poder vender para fora. Desde assistência técnica da nossa produção até a assistência para as instalações necessárias, higiene necessária, rotulagem e estar regularizado nesse novo sistema”, conta.

A Lei 9.337 que instituiu o SIM foi proposta pelo poder Executivo e sancionada em janeiro pelo prefeito Adriano Silva. Ela define normas sanitárias e industriais em estabelecimentos de produtos de origem animal e de bebidas em Joinville. Na sequência foi elaborado o Decreto que regulamenta o serviço.

A elaboração do Serviço de Inspeção Municipal teve a participação das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Secretaria da Saúde, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural e Vigilância Sanitária, respectivamente, bem como da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ).

Além disso, o trabalho contou com a parceria estratégica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa em Santa Catarina (Sebrae/SC), por meio do programa Cidade Empreendedora, política pública de incentivo ao empreendedorismo e à geração de novos negócios.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos