Apesar do saldo negativo dos postos de trabalho registrado em julho, no acumulado do ano Município se mantém entre as cidades com melhores índices de empregabilidade
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgou a atualização nesta semana seus números no País referente aos primeiros seis meses deste ano. Santa Catarina manteve-se entre os melhores estados brasileiros com saldo positivo de vagas de emprego. De acordo com o último levantamento do Caged, o Estado, entre admissões (911.892) e demissões (848.232) registrou um saldo positivo de 63.660 vagas.
Neste contexto, Jaraguá do Sul está entre as dez melhores cidades catarinenses na geração de emprego. A cidade até registrou um índice negativo de 92 vagas em julho, mas a performance no acumulado do ano deixou a cidade no 7º lugar à frente inclusive de outros importantes centros do Estado como Florianópolis. A liderança do ranking estadual do Caged é de Joinville (saldo de 7104 vagas) seguida por Itajaí (6136).
Neste primeiro semestre, a principal cidade do Vale do Itapocu registrou 21.492 admissões, 19.777 desligamentos com saldo positivo de 1715 vagas. Das admissões jaraguaenses feitas neste período o segmento da Indústria foi o que mais contratou sendo responsável por 41% destas novas vagas. Na segunda posição ficou o setor de Serviços com 30,8%, seguido pelos setores do Comércio (20,76%), Construção Civil (6%) e Agropecuária (0,093%).
Incentivo à geração de emprego – Dentre as políticas voltadas à geração de emprego e renda, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sistema Fiesc, lançou há alguns meses o Portal Jaraguá Mais Empregos no qual consta vagas profissionais disponíveis no Sine, além de cursos profissionalizantes ofertados pelo Sebrae. O portal pode ser acessado pelo link www.jaraguadosulmaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br, diretamente pelo site da Prefeitura (www.jaraguadosul.sc.gov.br/emprego) e ainda pelo aplicativo “Jaraguá na Mão”.

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde