Coralistas e músicos da Escola Arte Maior se apresentam dentro da programação dos Domingos Musicais
Habituada ao melhor do jazz, do erudito e da música instrumental em geral, a programação dos Domingos Musicais desta vez cederá espaço às belas vozes em conjunto. Neste domingo, dia 3, o Coral Infanto-juvenil Arte Maior se apresenta a partir das 10h30 no Cemitério do Imigrante. Um quarteto de músicos da escola e abertura de exposição também fazem parte do evento gratuito, promovido mensalmente pela Sociedade Cultura Alemã de Joinville (SCAJ).
Sob a tenda armada entre o cemitério e a Casa da Memória estarão 50 coralistas do Instituto Arte Maior, entre eles, crianças assistidas pelos Lares Abdon Batista, Instituto Raízes e crianças de baixa renda que recebem bolsas 100% gratuitas. O coral costuma se apresentar em locais como shoppings, Hospital Infantil, instituições assistenciais, escolas e teatros, além de ser responsável pela abertura do Natal da Harmonia-Lyra. O repertório selecionado para a apresentação deste domingo é de músicas populares brasileiras e terá o acompanhamento da banda formada por Edilson Forte Tatu (piano), Evandro Albino (guitarra), Kahlil Belo (contrabaixo) e Lucas Machado (bateria).
Já na Casa da Memória abre a exposição “A arte de construção de navios”, do bombeiro e músico Rolf Benno Müller. São barcos em miniatura e outros maiores feitos de chapa de alumínio ou aço. A mostra ainda inclui fotos das bandas de que Müller participou, medalhas de tiro ao alvo, troféus e peças de madeira de antigas casas enxaimel.
Assim, esta edição dos Domingos Musicais promoverá o encontro entre a arte de jovens e de um octogenário que, por meio de réplicas náuticas, dialoga com sua criança interior. Uma feliz coincidência, percebe o presidente de honra da SCAJ, Carlos Adauto Virmond Vieira. “Para a Cultura Alemã de Joinville, é uma grande honra receber o coral da escola Arte Maior, que, pelas mãos da professora Kátia Siqueira, se dedica há três décadas a iniciar os jovens talentos no mundo da música. Para a grande maioria deles, o coral é a primeira experiência de se apresentarem como músicos perante o público. O Coral Infanto-juvenil Arte Maior vai encher de vida o Cemitério do Imigrante”, comemora ele.
A SCAJ também sugere que, quem puder, traga lata ou caixa de leite para doação. A arrecadação será destinada à Associação Ecos de Esperança, que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde