Santa Catarina passa a ter quatro hotéis com o selo Roteiros de Charme

Serra Alta Hotel, de São Bento do Sul, recebeu o credenciamento em julho

Localizado em São Bento do Sul, cidade-polo do Planalto Norte do Estado, o Serra Alta Hotel passou a integrar em julho o seleto grupo de estabelecimentos com o selo Roteiros Charme. Agora, Santa Catarina passa a ter quatro hotéis com este credenciamento entre os 13.584 cadastrados no Booking.
Em todo o Brasil, há apenas 73 estabelecimentos reconhecidos pela Associação de Hotéis Roteiros de Charme, entidade que há três décadas destaca empreendimentos hoteleiros comprometidos com conforto, exclusividade e responsabilidade socioambiental.
A história do Serra Alta Hotel começou em 1995, com a bandeira da rede Accor. Em 2015, os proprietários José Henrique Carneiro de Loyola e Helga de Loyola começaram uma mudança de posicionamento, de propósito e de marca. O empreendimento deixou de ser um ponto de hospedagem para ser um destino turístico, valorizando o estilo familiar, a cultura regional, o design acolhedor e a localização privilegiada em meio a florestas nativas, cachoeiras e outras belezas naturais a mil metros de altitude.
A busca do credenciamento como hotel de charme começou há cinco anos, em 2018. “Com a visão da nova gestão, iniciamos investimentos e processos para ingresso na Associação de Hotéis Roteiros de Charme, que tem esse DNA de oferecer pessoalidade, conforto, exclusividade, responsabilidade e incentivo à comunidade”, afirma executiva Viviane Mey, que administra o empreendimento.
Além de promover mudanças em serviços e produtos – que passaram todos a serem de produtores locais -, o hotel prioriza a sustentabilidade em ações como reciclagem da maior dos resíduos, redução no consumo de energia com gerador próprio, uso de móveis, pilhas e aparelhos eletrônicos reutilizáveis e torneiras e chuveiros com mecanismos redutores de água, por exemplo. Flores, temperos e ervas são produzidos de forma orgânica no local. “A visão é priorizar o habitante da região e preservar a natureza”, destaca Viviane.
Luxo, charme, qualidade de atendimento, integração à natureza, design acolhedor, cuidado com a natureza e priorização dos moradores e da cultura da região são alguns dos critérios para a obtenção do selo Roteiros de Charme. O estabelecimento também precisa estar há pelo menos dois anos sob a mesma administração e deve ter no máximo 60 apartamentos ou suítes para garantir um atendimento realmente personalizado.
O Serra Alta Hotel representa relevante fonte de emprego e renda na região, oferecendo mais de 100 empregos formais de maneira direta ou indireta. Em 2023, o estabelecimento aparece pelo segundo ano consecutivo entre os 10% melhores hotéis de todo o mundo, mantendo o selo Travellers’s Choice do Trip Advisor.


NÚMEROS
A Pesquisa Fecomércio Turismo de Inverno na Serra Catarinense 2022 indica um setor em crescimento. A média de investimento por turista foi de R$ 2.131,00. Deste total, mais da metade foi destinada à hospedagem – R$ 1.243,00. Houve incremento de 26% em relação aos números pré-pandemia, com valores atualizados pelo IPCA.
A maioria dos turistas é do próprio Estado de Santa Catarina: 62,6%. Em segundo lugar aparecem visitantes de São Paulo (11,6%) e do Paraná (8,8%), o que, segundo a pesquisa, mostra o potencial de desenvolvimento para atração de turistas de outras unidades da Federação. Em 2022, o total de turistas que escolheram hotéis para hospedagem foi de 62,6% – o maior índice da série histórica iniciada em 2017.


SOBRE O SERRA ALTA HOTEL
Com quartos preparados para todos os tipos de viajantes – desde viagens de lazer em casal ou família a negócios -, o Serra Alta Hotel oferece experiências sensoriais. Os diferenciais incluem trilha imersiva guiada, massagens relaxantes, chá da tarde no charmoso solário e espreguiçadeiras ao redor da lareira para saborear um vinho. Academia, quadra de tênis e piscina também são atrativos. Na gastronomia, o restaurante Manacá oferece opções que unem a alta gastronomia com aquele toque caseiro e exclusivo. Saiba mais no site www.serraaltahotel.com.br


SOBRE SÃO BENTO DO SUL


Colonizado por imigrantes alemães, austríacos, tchecos e poloneses, São Bento do Sul cultiva suas tradições em diversas festas típicas e em ofícios como a marcenaria. Região rica em belezas naturais, também se destaca como destino ecoturístico, com belezas naturais, cachoeiras, trilhas da Serra Dona Francisca, a maior floresta de araucárias do mundo e parques ecológicos. As atrações da região incluem passeio de Maria-Fumaça num trajeto de 6 horas entre florestas nativas e obras do ser humano, como belos túneis. Também há opções de voos de balão sobre os Destinos do Quiriri.


SOBRE OS ROTEIROS DE CHARME
Atuando há mais de 30 anos, Associação de Hotéis Roteiros de Charme classificou e criou esta nova categoria de hotéis no Brasil. A categoria Charme foi inspirada pela Eco-92, com os objetivos de unir hotéis que realmente transmitem o melhor do charme brasileiro, incentivar a descoberta das joias naturais e culturais do Brasil, juntar forças para melhorar a qualidade do serviço e profissionalizar populações locais, possibilitar o acesso a condições especiais para hotéis remotos e proteger riquezas do presente para o bem-estar das futuras gerações.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

0x1c8c5b6a

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata