A ação é organizada pelos Transformadores Tupy e projeto SOS Manguezais, em alusão ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais
Com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a comunidade sobre o impacto dos resíduos depositados nos manguezais, o grupo de voluntários – Transformadores Tupy, promove um mutirão de limpeza às margens desta vegetação, no bairro Boa Vista, sábado, dia 29, às 9 horas. O evento ocorre em alusão ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, comemorado em 26 de julho.
Um trecho de 750 metros será o foco da ação, com ponto de encontro na rua São Miguel com a Rua Domingos Massaneiro, no bairro Boa Vista. O mutirão contará com orientação e apoio técnico do Instituto de Conservação Marinha do Brasil (Comar), disponibilização de materiais para coleta dos resíduos (sacolas e luvas), e alimentação para os voluntários. Todo resíduo coletado será enviado para descarte adequado ou destinado à reciclagem.
Além dos Transformadores Tupy, a comunidade também pode contribuir com o mutirão de limpeza. Para isso, basta fazer a inscrição no site do Instituto Comar ou no link https://forms.office.com/r/iCeQK66vqw, onde estão todas as informações da ação.
Desde 2021, já foram realizadas três edições do mutirão e retirados cerca de 1.300kg de resíduos do mangue na região. A iniciativa faz parte do projeto de educação ambiental SOS Manguezais, realizado pelo Instituto Comar, com o patrocínio da Tupy. Ele é executado de forma contínua desde 2011, com passagem por 35 escolas de Joinville e participação direta de mais de 13.100 alunos.
Sobre a importância do Manguezal
O manguezal da Baía da Babitonga, um berçário de vida marinha, é considerado o maior do estado, representando 75% do total existente em Santa Catarina, segundo o IBAMA. Ocupa cerca de 80 quilômetros quadrados e é margeado pelos municípios de Joinville, São Francisco do Sul, Itapoá, Garuva, Araquari e Barra do Sul.
Sobre a TUPY
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras em Betim/MG, Joinville/SC e em São Paulo (SP), e, no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA. www.tupy.com.br

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde