Comissão de Cidadania aprova dia de combate ao assédio contra mulheres no trabalho em Joinville

A proposta é da vereadora Ana Lucia Martins (PT) e está no Projeto de Lei Ordinária nº 47/2023.
Foto: Mauro Schlieck, CVJ/Divulgação.

A Comissão de Cidadania aprovou na tarde desta quarta-feira a criação do dia de combate ao assédio moral e sexual contra as mulheres no ambiente de trabalho. A data seria fixada no dia 2 de maio de cada ano, dia seguinte ao feriado do Dia do Trabalhador.

A parlamentar argumenta na justificativa do projeto que “superiores hierárquicos sabem da necessidade que a mulher tem de manter seu posto de trabalho por ser muitas vezes a única ou a principal provedora do lar e, por isso, sentem-se no direito de assediar estas mulheres, seja para impor suas opiniões, seja para propor envolvimento indesejado, o que torna o ambiente de trabalho delas um calvário”.

O parecer favorável do vereador Henrique Deckmann (MDB) foi aprovado com os votos da autora, que é também membro da Comissão de Cidadania, e do presidente do colegiado, o vereador Pastor Ascendino Batista (PSD). O vereador Cleiton Profeta (PL) votou contra a proposta. Segundo ele, o texto está pautado em “progressismo” e discordou do texto da justificativa que menciona “masculinidade tóxica” como um dos problemas.

Profeta viu no seguinte trecho do texto da justificativa de Ana uma agressão aos homens: “A masculinidade tóxica que tenta impor suas vontades e desejos pela força de sua superioridade hierárquica infelizmente é comum e muitas vezes legitimada e relevada como parte do trabalho”.

Aprovado na Comissão de Cidadania, o próximo passo do projeto é ser apreciado pelo Plenário. Se aprovado lá, o texto seguirá para a mesa do prefeito para sanção ou veto.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira