Além de marcar o início do Inverno, o mês de junho é caracterizado pela realização de festas juninas, nas quais são ofertadas diversas opções de alimentos típicos do período. A nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Thaís Lima Sarmento, alerta sobre os riscos dos excessos: “Para não exagerar nas quantidades, não vá para as festas de barriga vazia. A chance de comer mais que o necessário quando estamos famintos aumenta muito. Além disso, coma devagar e saboreie os alimentos. O processo de mastigação bem realizado é fundamental para o nosso cérebro receber a informação da saciedade”.
A especialista reiterou a importância do nutricionista para personalizar uma dieta de acordo com as preferências alimentares de cada indivíduo. “É recomendável que uma nutricionista seja consultada para a elaboração de um plano alimentar que atenda todas essas necessidades. A nutricionista é uma profissional especializada que pode entender as dificuldades e necessidades de cada indivíduo e saberá auxiliar com dicas e sugestões sobre alimentação que se encaixam melhor na rotina de cada pessoa” finaliza.
Dicas da especialista
• Não leve para casa potinhos com o que sobrou da festa. Ter muitas guloseimas em casa e à disposição aumenta as chances de excesso;
• Encaixe rotinas de alimentação saudável e atividade física entre uma festa e outra;
• Opte por porções pequenas das comidas ofertadas e não exagere nas quantidades;
• Escolha sempre as receitas com ingredientes mais saudáveis, como aveia;
• Prefira as receitas caseiras às industrializadas. Produtos industrializados e prontos para o consumo têm aditivos químicos que podem prejudicar a saúde;
• Beba bastante água;
• Os diabéticos não precisam ficar de fora desta festa, mas precisam utilizar o adoçante no lugar do açúcar comum nas receitas que levam esse ingrediente.
Sobre o Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia do Brasil. Com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento presente nas cinco regiões do país.
Todo o aparato da companhia foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 84 hospitais, 78 prontos atendimentos, 335 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana
Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde