Mais de 200 idosos participam do Festival de Jogos Recreativos da 3ª Idade de Joinville

Os melhores classificados nas etapas classificatórias representarão Joinville nos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI)
Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Nesta terça e quarta-feira (13 e 14/6), iniciou o Festival de Jogos Recreativos, evento que antecede as etapas classificatórias da 30ª edição dos Jogos de Integração da 3ª Idade de Joinville. O festival é realizado através da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte).

O evento acontece na Sociedade Ginástica e, durante os dois dias de programação, cerca de 200 participantes se revezam em seis atividades: câmbio, vôlei adaptado, peteca, arremesso à cesta, argola e tênis de mesa. De acordo com Marcus Hygino, coordenador de Atividade Física, Saúde e Lazer da Sesporte, já no primeiro dia, o evento superou as expectativas.

“Nos surpreendemos porque mesmo com a chuva e com o frio, pessoas de vários grupos vieram participar. Além da integração, o Festival de Jogos Recreativos tem o objetivo de chamar a atenção para as etapas classificatórias dos Jogos de Integração da 3ª Idade, que iniciam em julho e que terão outras modalidades como beach tênis e atletismo”, avalia o coordenador.

Os Jogos da Integração da 3ª Idade são divididos em modalidades e etapas. Nos meses de julho, agosto e setembro, acontecerão as etapas classificatórias de Jogos e Danças. Em agosto, o Concurso Escolha da Realeza. Podem participar pessoas a partir de 55 anos de idade.

Os melhores classificados nas etapas classificatórias representarão Joinville nos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), realizados pela Fundação Catarinense de Esporte.

Saúde para o corpo e mente

Há quatro edições, a costureira aposentada Hilda Werlich participa dos Jogos de Integração da 3ª Idade. Ao longo dos anos, disputou modalidades como canastra, jogos de mesa, argola e vôlei. Em 2022, sua participação tornou-se ainda mais especial ao ser eleita rainha do campeonato.

Para ela, manter-se ativa e integrada é questão de saúde e qualidade de vida: “Os jogos são muito bons e importantes na nossa vida. Ficar só em casa, sem atividades, é muito triste. Precisamos participar e manter a saúde física e mental”.

Também veterano nos Jogos de Integração da 3ª Idade, o aposentado Zeir Bressan acompanha o campeonato há cerca de 10 anos. Aos 77 anos e aficionado por esporte desde criança, já conquistou medalhas e troféus em diversas modalidades, como vôlei adaptado, câmbio, bocha e canastra.

“Participo direto, não paro com o esporte. Para mim e para a minha esposa, é difícil ficar um dia em casa. Além disso, participar dos Jogos é uma forma de confraternizar, se unir e se conhecer. Fazer novas amizades é muito bom”, afirma.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana

Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos