Um dos mais conhecidos jornalistas esportivos de Santa Catarina, o radialista José Antônio de Mira, conhecido como Mira, completou 50 anos de atuação na radiodifusão brasileira e por isso será um dos homenageados no 14º Encontro da Imprensa Catarinense. Nesse meio século de comunicação, Mira atuou em rádios, TVs e jornais. Atualmente é comentarista esportivo na rádio 89 FM e TV BE Joinville.
O Encontro acontece no próximo dia 5 de agosto, em Chapecó, organizado pela MB Comunicação e pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI), que completa 91 anos de fundação. O anúncio foi feito nesta semana pela presidente da ACI Déborah Almada e pelo 1º vice-presidente e coordenador do evento Marcos Bedin.
Estarão reunidos cerca de 550 profissionais de todo Estado e o evento consistirá de solenidade com homenagens, palestras e almoço de confraternização, entre outras atividades. Participarão jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, colunistas, influenciadores digitais, cinegrafistas, técnicos, empresários e proprietários de empresas jornalísticas, representando o caráter multiprofissional da comunicação social catarinense.
José Mira tem três filhas – Edilene, Edinéia (in memorian) e Luana – seis netos e três bisnetos. Gosta dos almoços em família e não perde uma confraternização. Nasceu em Joinville, numa casa com quatro irmãos. Cedo perdeu seus pais, sendo criado pelo seu avô e irmãos. A família, apaixonada por futebol e esportes, sempre participou de campeonatos e jogos por Joinville e região.
Jovem visionário, mesmo com todas as dificuldades, não desistiu dos estudos e batalhou arduamente para concluir sua faculdade e assim traçar o futuro brilhante que planejava na área empresarial. Em 1976 se formou em Economia pela FURJ. Porém, a vida traçou outra rota para sua carreira profissional. Participando ativamente de jogos de futebol fez amizades e começou a se interessar pela área de comunicação, visitar rádios e conhecer comunicadores da época. E, em 1972, a convite do seu colega Ricardo Passos, ingressou na Rádio Cultura, como rádio-escuta. De lá pra cá apaixonou-se pela área da comunicação e não se vê fazendo outra coisa na sua vida.
Em 1991 formou uma das equipes de esportes mais reconhecidas do norte catarinense: a Equipe Medalha de Ouro, na Rádio Difusora, onde fazia transmissões de jogos e programas diários com notícias sobre esporte joinvilense e nacional. A equipe atuou até 2020 e durante esses 30 anos de atividades foi líder por inúmeros anos da pesquisa IBOPE e Prêmio Top de Bola.
Como presidente e vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de SC (ACESC) participou de muitos congressos pelo Brasil e fora dele e teve a oportunidade de se relacionar com grandes referências da comunicação esportiva, bem como atletas. Rendendo boas conversas, histórias e entrevistas. Também presidiu a Associação Joinvilense de Imprensa, Rádio e Televisão (AJIR). Recebeu o título de Cidadão Honorário de São Francisco do Sul e o prêmio nacional Troféu Bola de Ouro, entre dezenas de outras distinções.
A maior festa da mídia barriga-verde tem a chancela de todas as entidades de representação da comunicação catarinense, incluindo ACAERT, ADJORI, ADI, SINDEJOR, SINAPRO, SJSC, ACESC e APJ/SC.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana
Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde