Garuva regulamenta legislação para receber infraestrutura da rede 5G

O 5G permite conectar objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo e relógio, por exemplo
Foto: Divulgação

Entrou em vigor no município a Lei nº 2498/2023, que regula a implantação e o compartilhamento da infraestrutura necessária para o funcionamento do serviço de rede 5G, oferecido pelas operadoras de telefonia. O 5G é a tecnologia da quinta geração de internet para redes móveis que alavanca velocidade da conectividade para celular e dispositivos inteligentes. Os avanços esperados com o 5G incluem maior velocidade, com taxas de transmissão pelo menos 10 vezes mais rápidas em relação ao 4G.

Com isso, haverá menor tempo de atraso para que os dados cheguem quase instantaneamente ao envio, ajudando no desenvolvimento tecnológico e de inovação no Município de Garuva. Essa evolução da rede vai permitir conectar objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio, imprescindíveis para implantarmos o projeto de smart city no futuro.

Para a indústria, permitirá uma linha de produção totalmente automatizada, por exemplo. Em um futuro cada vez mais próximo, ter ou não a tecnologia de conexões ultra rápidas de internet será diferencial para atrair empresas, gerar empregos e renda nas cidades. Além das facilidades no dia a dia, o 5G promete recursos para o ganho na produtividade para a indústria. O papel do Município na inovação é essencial.

“Sem inovação as cidades não serão competitivas. Sem a competitividade não haverá sustentação do crescimento e sem o crescimento, não será possível avançar com melhorias das condições sociais, educacionais e de infraestrutura. A internet de quinta geração promete impactar profundamente o nosso dia-dia, com conexão mais rápida e melhorias em diversos setores”, afirmou a Prefeitura de Garuva.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana

Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Craft Beer Festival confirmado neste final de semana no Expocentro Edmundo Doubrawa

Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano

Bombeiros Voluntários de Joinville participam do 3º Encontro Latino-Americano de Resgate Veicular e Trauma

Abertura de empresas em SC cresce 31% no primeiro trimestre e atinge maior patamar da história

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco