Não apenas a segurança dos centros de educação infantil (CEI) tem sido foco dos vereadores nas últimas semanas. Durante reunião da Comissão de Educação da Câmara nesta terça-feira, 9, os vereadores discutiram a falta de infraestrutura do CEI Pedacinho do Céu, que fica no bairro Boa Vista, e decidiram fazer uma diligência até o local, no próximo dia 15, às 13h30, para averiguar as reclamções da comunidade.
A discussão desta tarde foi proposta pelo vereador Adilson Girardi (MDB). O objetivo foi a busca de uma nova área para aquela unidade escolar, que tenha uma estrutura adequada e que comporte a alta demanda de matrícula na região.
Girardi visitou tal CEI depois de reclamações de pais de alunos. “A estrutura de madeira está bem prejudicada, a fiação elétrica está com muitos problemas”, relatou o vereador. “A diretora nos repassou que constantemente há queima de aparelhos eletrônicos, em função da precariedade do sistema elétrico”, acrescentou.
O diretor-executivo da Secretaria de Educação, Felipe Hardt, comentou que provavelmente houve uma falha na construção da estrutura. Isso porque o prédio foi projetado mais baixo do que a rua e do que o mangue, o que causa interferências pela variação da maré.
Hardt também disse que houve licitação para elaboração de projeto de reforma e ampliação da unidade em 2020. A Prefeitura, todavia, não chegou a emitir a ordem de serviço no prazo estabelecido, segundo o diretor. A empresa vencedora da licitação então declinou do trabalho quando a Prefeitura voltou a demonstrar interesse no caso.
Não há no momento projeto de ampliação e reforma para o CEI Pedacinho do Céu. Mas, informou Hardt, desta vez a equipe da Prefeitura deverá produzi-lo por conta e apresentá-lo no primeiro trimestre de 2024.
Sobre a fiação, o diretor disse que os chamados recebidos pela Prefeitura foram atendidos. Como todo o processo para reforma e ampliação pode demorar pelo menos três anos, os vereadores da comissão decidiram verificar pessoalmente a situação e buscar soluções enquanto a reforma não ocorre.
Novo CEI
Hardt também comentou, após questionamento do vereador Brandel Junior (Podemos), presidente da Comissão de Educação, a construção de um novo CEI no bairro Boa Vista, na rua Ministro Luiz Galotti. Trata-se de um terreno do município. A escola ajudaria a atender a alta demanda da região.
O projeto está avançado, segundo o diretor-executivo, e a licitação da obra deve ocorrer neste semestre. A ordem de serviço, contudo, dependerá de liberação da Secretaria de Patrimônio da União, por ser terra de marinha. O vereador Alisson (Novo) propôs uma moção de apelo à União para agilizar a autorização da construção do novo CEI, que ainda não tem data para ser votada pelo Plenário.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde