A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil de Joinville deflagrou na manhã desta quinta-feira, 20, a operação Para Bellum, com o objetivo de interromper o funcionamento de célula de uma organização criminosa destinada a planejar e executar crimes contra a vida.
De acordo com a polícia, a investigação realizada a partir do homicídio registrado no dia 28 de dezembro de 2022 no bairro Jardim Paraíso, foi capaz de identificar todas as pessoas que de alguma forma praticaram condutas que culminaram na morte da vítima.
Dessa forma, para além dos executores diretos do crime, a investigação se concentrou em reunir provas que tornasse possível responsabilizar todos aqueles que compuseram a cadeia de comando para promover a ação, desde a identificação e monitoramento da vítima, logística de veículos e armas, manobras diversionistas e, principalmente, os líderes que coordenaram e deram o “aval”, isto é, a autorização para que o crime fosse efetivado.
Desarmada e sem possibilidade de oferecer reação, a vítima foi covardemente atacada em casa pelo grupo e morta a tiros na presença de sua esposa. Os indiciados fugiram em veículo que foi incendiado na sequência.
A investigação da delegacia, com apoio da Polícia Científica e Polícia Militar, reuniu elementos que tornaram possível a decretação de prisão preventiva de 15 integrantes, bem como identificação dos imóveis com interesse para busca e apreensão. Assim, 10 mandados de prisão preventiva e 01 mandado de apreensão de menor foram cumpridos nesta manhã, além de 06 mandados de busca e apreensão, resultando no recolhimento de arma de fogo, munições e entorpecentes. Os indiciados seguem à disposição do Poder Judiciário. Ainda, diligências de captura estão em curso para localizar os demais alvos e levá-los à Justiça.
Agora, os dados arrecadados na manhã de hoje serão objeto de análise pelos investigadores da DH e certamente subsidiarão novas fases da operação nas próximas semanas.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde