A música volta a ocupar a Sociedade Cultural Lírica neste domingo, 16,às 10h30, com o concerto “Gershiwn – Jazz e Ópera”, que reunirá no palco o cantor Jean Carlos Gorges e o pianista Arthur Bandt em torno da obra de um dos maiores nomes da música do século 20. A apresentação faz parte dos Concertos Matinais, projeto tradicional da centenária Lírica que deslumbra os joinvilenses com apresentações mensais nas manhãs de domingo, sempre com entrada gratuita.
Não é todo dia que o público da cidade se vê diante do trabalho de George Gershwin (1898-1937), artista revolucionário que compôs com sucesso tanto para a Broadway quanto para concertos clássicos e o cancioneiro popular. São dele, por exemplo, a ópera “Porgy and Bess” e o standart jazzístico “Summertime”, ambos de 1935. Assim, “Gershwin – Jazz and Opera” apresentará um mix entre o ritmo do jazz e a paixão da ópera, numa divisão em blocos que vão desde as peças conhecidas de “Porgy and Bess” aos musicais e trilha sonoras de filmes como “Shall we Dance” (1937) e “The Ladies First” (1918).
“O desafio musical que estas obras requerem é, em meu caso, o crossover; onde é necessário transitar entre a ópera e o musical. Obviamente facilitado quando se tem um pianista acompanhador versado em improvisação como o caso de Arthur Bandt, com quem terei a imensa alegria de dividir esse concerto”, explica Jean Carlos, que é joinvilense, mas tem uma extensa carreira acadêmica e profissional fora do país – atualmente, ele faz doutorado em performance musical com foco de estudo em neurofisiologia da voz na Universidade de Aveiro, em Portugal. Ele já se apresentou em todo o Brasil, na América do Sul, na Europa e no Oriente, seja como solista, seja acompanhando a Orquestra Prelúdio de Joinville, a Camerata Antíqua de Curitiba, a orquestra do Teatro Colón,de Buenos Aires, ou a Internationale Chorakademie Lübeck, da Alemanha.
Já Arthur Bandt é bacharel em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Unespar) e pós-graduado como pianista acompanhador pela Faci. Ele atua desde 2009 como pianista na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além de acompanhar diversos coros e participar de grupos de música popular, jazz e MPB.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde