Sociedade Lírica terá ópera e jazz neste domingo; veja como participar

Foto: Divulgação.

A música volta a ocupar a Sociedade Cultural Lírica neste domingo, 16,às 10h30, com o concerto “Gershiwn – Jazz e Ópera”, que reunirá no palco o cantor Jean Carlos Gorges e o pianista Arthur Bandt em torno da obra de um dos maiores nomes da música do século 20. A apresentação faz parte dos Concertos Matinais, projeto tradicional da centenária Lírica que deslumbra os joinvilenses com apresentações mensais nas manhãs de domingo, sempre com entrada gratuita.

Não é todo dia que o público da cidade se vê diante do trabalho de George Gershwin (1898-1937), artista revolucionário que compôs com sucesso tanto para a Broadway quanto para concertos clássicos e o cancioneiro popular. São dele, por exemplo, a ópera “Porgy and Bess” e o standart jazzístico “Summertime”, ambos de 1935. Assim, “Gershwin – Jazz and Opera” apresentará um mix entre o ritmo do jazz e a paixão da ópera, numa divisão em blocos que vão desde as peças conhecidas de “Porgy and Bess” aos musicais e trilha sonoras de filmes como “Shall we Dance” (1937) e “The Ladies First” (1918).

“O desafio musical que estas obras requerem é, em meu caso, o crossover; onde é necessário transitar entre a ópera e o musical. Obviamente facilitado quando se tem um pianista acompanhador versado em improvisação como o caso de Arthur Bandt, com quem terei a imensa alegria de dividir esse concerto”, explica Jean Carlos, que é joinvilense, mas tem uma extensa carreira acadêmica e profissional fora do país – atualmente, ele faz doutorado em performance musical com foco de estudo em neurofisiologia da voz na Universidade de Aveiro, em Portugal. Ele já se apresentou em todo o Brasil, na América do Sul, na Europa e no Oriente, seja como solista, seja acompanhando a Orquestra Prelúdio de Joinville, a Camerata Antíqua de Curitiba, a orquestra do Teatro Colón,de Buenos Aires, ou a Internationale Chorakademie Lübeck, da Alemanha.

Já Arthur Bandt é bacharel em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Unespar) e pós-graduado como pianista acompanhador pela Faci. Ele atua desde 2009 como pianista na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além de acompanhar diversos coros e participar de grupos de música popular, jazz e MPB.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira