Deputados estaduais defendem reforma tributária e alertam para alta da dengue em Santa Catarina

Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL

Deputados estaduais de Santa Santa Catarina alertaram em sessão nesta terça-feira, 21, sobre o aumento dos casos de dengue na Assembleia Legislativa do estado.

“De forma geral as propostas da PEC 110 e da PEC 45 são semelhantes, vêm para simplificar a vida dos brasileiros com a unificação da tributação do consumo com imposto sobre o valor adicionado (IVA), substituindo o IPI, PIS Cofins, ISS e ICMS, por um ou dois tributos”, avaliou Lunelli (MDB), referindo-se aos projetos de emendas constitucionais que tramitam na Câmara dos Deputados.

Segundo o parlamentar, a cobrança do IVA será automática, diminuindo a sonegação, a inadimplência e a informalidade.

“Vai facilitar a vida das empresas, fazendo com que as informações da nota fiscal se tornem mais simples”, argumentou Lunelli, acrescentando que “um estado industrial como Santa Catarina tem muito a ganhar” com a reforma.

Matheus Cadorin (Novo) e Altair Silva (PP) também defenderam a oportunidade da reforma tributária.

“Sou totalmente a favor, a reforma vem para simplificar a vida do empreendedor, desconstruindo um labirinto de estruturas que o empresário precisa enfrentar no Brasil”, afirmou Cadorin.

“O momento é da reforma tributária, ou se faz este ano ou o tempo passa. Temos de criar um movimento estimulando o Congresso a fazer a reforma. Os países mais desenvolvidos têm o imposto IVA, até no Paraguai tem o IVA, mas precisa desonerar a folha para gerar mais empregos. A reforma tributária não tem bandeira política, é uma bandeira de todos os brasileiros”, argumentou Altair.

Já o deputado Sérgio Guimarães (União) alertou para o crescimento dos casos de dengue e pediu à população que faça sua parte.

“Está um caos na saúde da Grande Florianópolis, quatro postos de Palhoça estão abertos até as 21 e 22 horas para tentar dar uma desafogada nos hospitais. Devemos meter o nariz no terreno do vizinho, trabalhar juntos e unidos porque a dengue está matando”.

Em Palhoça, de acordo com Guimarães, há mais de mil casos da doença, sendo que 30% dos pacientes contaminados residem nos bairros Brejaru e Frei Damião.

“Que os deputados usem as redes para conscientizar as pessoas, é importante as pessoas fazerem a sua parte”, insistiu Guimarães.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira