Projeto Arte e Cultura no Cras, do Instituto Festival de Dança de Joinville, abre exposição nesta sexta-feira

Obra integrantes da exposição "O Futuro é uma Planta que Requer Cuidados" - Foto: Divulgação.

O projeto Arte e Cultura no Cras trará ao público a partir desta sexta-feira, 17, a exposição “O Futuro é uma Planta que Requer Cuidados”. A mostra é composta por obras desenvolvidas por alunos de seis a 14 anos, realizadas durante as aulas de artes visuais. A visitação seguirá até domingo, 19, na sala Biju, do Saltare Centro de Dança.

Os trabalhos foram realizados em diferentes técnicas, como colagem, pintura e desenho, e misturando diferentes materiais, como guache, canetinha e lápis. “As obras demonstram a diversidade de pensamentos e sentimentos das crianças, que se expressaram de maneira singular e criativa. Que essa exposição possa inspirar a todos a pensarem sobre o futuro que queremos e a importância de cuidarmos do presente para colhermos bons frutos no futuro”, avalia a professora Anita Poffo. A partir da semana que vem, a mostrará seguirá para visitação nos Cras Comasa e Morro do Meio.

Arte e Cultura no Cras

O Arte e Cultura no Cras, iniciado em outubro de 2022, contempla 60 alunos dos Cras Comasa e Morro do Meio. O projeto envolve também a comunidade dos bairros de forma geral, pois engloba apresentações. O Cras do Comasa atende os bairros Boa Vista, Espinheiros, Jardim Iririú e Zona Industrial Tupy. Já a unidade do Morro do Meio recebe alunos dos bairros Morro do Meio, Nova Brasília e São Marcos.

A iniciativa conta com atividades de dança, teatro, cinema, artes visuais e música, realizadas duas vezes por semana. Em 2022, ocorreram cinco visitas técnicas, em unidades de ensino e espaços culturais, e uma Mostra de Talentos dos participantes do módulo de teatro, com seis apresentações para familiares e convidados. No início deste ano o foco foi artes visuais e, agora, os estudantes vão participar dos módulos dança, cinema e música. O projeto foi viabilizado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville.

O Saltare Centro de Dança

O Saltare Centro de Dança funciona na edificação que anteriormente abrigava a Escola de Educação Básica Germano Timm e é tombada como patrimônio histórico. Atualmente, a estrutura sedia parte da estrutura administrativa do Instituto Festival de Dança de Joinville; cafeteria; loja com produtos do Festival; seis salas de dança; e sedia projetos sociais, mostras e exposições.

Além disso, o local contempla acervo, acessível ao público em geral, onde é possível pesquisar livros, ver os cartazes de todas as edições e saber mais sobre as edições anteriores do Festival. O centro tem também os propósitos de atuação como incubadora para professores em início de carreira; Codancing, que permite a locação de salas; e como local para a comunidade realizar reuniões.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira