Informe publicitário.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020 foram registrados 474.519 novos casos de leucemia no mundo, ocupando a 13ª posição entre os tipos de câncer mais frequentes entre os sexos feminino e masculino. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima que mais de 11 mil casos de leucemia sejam diagnosticados entre 2023 e 2025. A Campanha do Fevereiro Laranja tem o objetivo de aumentar as chances de cura para essa doença por meio da conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce.
A leucemia é o câncer mais frequente na população com até 20 anos, mas também acomete indivíduos idosos. Ela inicia na medula óssea, ao afetar a produção dos glóbulos brancos do sangue, conhecidos como leucócitos, que são as células de defesa do organismo. Dessa forma, as células saudáveis passam a ser substituídas por células cancerígenas, que não funcionam de forma adequada, levando o organismo a ficar debilitado e suscetível a hemorragias e infecções.
A hematologista do grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Hatsumi Iwamoto, alerta para os principais sintomas da leucemia e sobre quando procurar um profissional médico para diagnóstico precoce da doença. “É preciso ficar atento a sinais como aumento dos gânglios linfáticos, febre, perda de peso sem causa aparente, dor nas articulações. Com a perda dos glóbulos vermelhos, ou seja, a anemia, há fadiga, dor de cabeça e falta de ar. Ocorrem também sangramentos e manchas ou pontos roxos na pele devido à alteração das plaquetas. É essencial buscar um especialista para a condução dos exames necessários para identificar uma possível leucemia e iniciar o tratamento correto.”
Segundo a especialista, o tratamento depende do tipo de leucemia diagnosticado. “Dependendo do tipo pode ser realizado o tratamento com quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. No último caso, o sucesso depende da compatibilidade. Na maioria das vezes, irmãos consanguíneos são os mais indicados a realizarem o transplante. Daí a importância também da Campanha do Fevereiro Laranja para incentivo da doação de medula óssea”, explica.
A médica enfatiza que um estilo de vida saudável ajuda no fortalecimento do organismo e, consequentemente, no combate à doença. “A leucemia é uma das neoplasias hematológicas mais graves existentes. Não há uma forma de prevenção. O fator genético influencia no surgimento da doença, mas não há ainda uma causa pré-definida. Ter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e a prática de atividades físicas, irão ajudar a fortalecer o sistema imunológico”, conclui.
Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 71 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 329 clínicas médicas e 275 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde