Ídolo do JEC ganhará Medalha Dona Francisca

Ex-Atleta venceu 7 títulos do campeonato catarinense na carreira
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (9), o prefeito Adriano Silva anunciou que a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, maior honraria de Joinville, será entregue para Reinaldo Antônio Baldessin, o Nardela. O evento de entrega da Medalha Dona Francisca fará parte da comemoração dos 172 anos de Joinville, cujo cronograma se estenderá por todo o mês de março.

A Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca foi criada em 1999, por meio da Lei Municipal 4.060, e é outorgada para pessoas ou entidades que engrandecem o nome da cidade em diversas áreas de atuação. Em 2022, os profissionais da área da Saúde e a Associação Empresarial de Joinville (Acij) foram homenageados.

“Será uma alegria entregar a Medalha Dona Francisca para o Nardela. Com esta homenagem, estaremos reconhecendo também todos aqueles que fizeram parte da história do clube, especialmente a apaixonada torcida do JEC”, afirma o prefeito.

História do atleta

Reinaldo Antônio Baldessin, o Nardela, nasceu em janeiro de 1958, em Piracicaba. É casado com Haidy e tem dois filhos, Artur e Davi. Começou sua carreira aos 12 anos, no dente-de-leite do XV de Piracicaba. Aos 16 anos, estreou como profissional no time principal.

Defendeu a Seleção Brasileira Sub-18, em 1976, na França; e Sub-20, em 1977, na Tunísia, terminando a competição em terceiro lugar. Foi campeão Brasileiro pelo Guarani, em 1978. Teve seu passe comprado pelo Grêmio, em fevereiro de 1979. Foi titular e conquistou o Campeonato Gaúcho.

No Joinville Esporte Clube, Nardela viveu a fase mais promissora de sua carreira. Alegrou a cidade e foi aclamado pela torcida. No JEC, Nardela conquistou 7 títulos no Campeonato Catarinense, sendo 6 consecutivos. É considerado o maior ídolo do Joinville Esporte Clube em sua história. Disputou 680 jogos e marcou 130 gols.

Quando encerrou sua carreira como atleta profissional, em meados dos anos 90, foi eleito vereador, sendo reeleito por três legislaturas. Atualmente, é diretor de Futebol do Joinville Esporte Clube, onde colabora no projeto de reestruturação da equipe.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana

Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira