Festival de Dança de Joinville deste ano já está com a programação definida; confira

Acréscimo de um dia, Festival da Sapatilha, Dance Parade e momentos para firmar compromissos amorosos são as principais novidades previstas para a edição comemorativa
Foto: Nilson Bastian/Festival de Dança

O Instituto Festival de Dança de Joinville está com a programação para o 40º Festival de Dança de Joinville definida. A edição comemorativa, que celebrará as quatro décadas do evento, contará com 13 dias, um a mais do que no ano anterior. As atrações vão ocorrer entre 17 e 29 de julho, com a Noite de Abertura marcada para 17 de julho, às 19h, e a Noite de Gala, para 23 de julho, às 19h, ambas no Centreventos Cau Hansen.

Novidades para a 40ª edição

A Dance Parade estreará na 40ª edição. A ação reforça a tradição do Festival de democratizar o acesso do público em geral à dança. Em 22 de julho, às 15h, os dançarinos abrirão mão das rotinas de ensaios e de performances em palcos para realizações apresentações em plena avenida Beira Rio, até a esquina da rua Max Colin. O público presente terá a oportunidade de assistir gratuitamente as danças coreografadas ao longo do percurso, em uma grande festa, ao ar livre. Em caso de chuva, o desfile será adiado para 23 de julho, no mesmo horário. A inscrição dos grupos é gratuita e a participação é aberta também para as companhias que não dançarem nos palcos do Festival. Os interessados podem cadastrar o grupo e os integrantes no sistema do Festival e se inscrever na área dos grupos.

No clima de celebração dos 40 anos, outra novidade que promete agregar ainda mais emoções ao festival de emoções é a possibilidade de firmar compromissos amorosos durante o evento, como um Casamento. Os casais poderão aproveitar o clima do evento para pedir a pessoa amada em namoro, noivado e fazer votos ou renová-los em uma cerimônia simbólica. O Jardim da Dança, espaço externo do Saltare Centro de Dança inaugurado na 39ª edição, contará com altar e bolo cenográfico. Os apaixonados receberão certificados para registrar o momento.

O Festival da Sapatilha será o diferencial para quem passar pelo Expocentro Edmundo Doubrawa. Durante 12 tardes, de 18 a 29 de julho, o palco da Feira da Sapatilha concentrará apresentações de oito gêneros e competições entre si de solos, duos e conjuntos. Haverá classificações diárias para os participantes que se destacarem e premiação para o melhor grupo, ao fim do evento. Outra novidade da 40ª edição será a realização de mais duas apresentações no Teatro Juarez Machado: no dia 19 de julho, às 17h, o público poderá conferir a Cia Jovem do Bolshoi e em 24 de julho, também às 17h, será a vez de um espetáculo musical.

Apresentações competitivas no Centreventos e Juarez Machado

O desejado palcão do Centreventos Cau Hansen receberá a Mostra Competitiva nas noites de 18 a 22 e de 24 a 27 de julho. Os jovens dançarinos que se destacarem retornarão para mostrar novamente seus trabalhos na Noite dos Campeões Júnior, em 28 de julho, às 19h, e na Noite dos Campeões Sênior, em 29 de julho, às 19h.

Os pequenos prodígios exibirão suas habilidades no Meia Ponta, no palco do Teatro Juarez Machado, nas tardes de 25 a 28 de julho, com reconhecimento aos destaques na Tarde dos Campeões, em 29 de julho, às 14h. O Festival 40+, novidade que estreou com sucesso na programação do 39º Festival de Dança, será mantida para 2023. De 20 a 22 de julho, às 14h, o público terá a oportunidade de conferir as performances dos dançarinos acima dos 40 anos, no Juarez Machado. Já a Seleção Final de Variações está agendada para ocorrer em 17 de julho, às 10 e às 14h, no Juarez Machado.

Sucessos mantidos

Há atrativos gratuitos e tradicionais do evento confirmados para todos os dias: o Visitando os Bastidores, que permite ao público leigo entender melhor as engrenagens por trás do Festival; a Feira da Sapatilha, que transforma o Edmundo Doubrawa em um grande ponto de encontro para compras, refeições e descontração com as atividades do Mais Dança; e os Palcos Abertos, que levam a dança a diversos pontos de Joinville e região. As apresentações dos Palcos Abertos estão previstas para ocorrer nos seguintes locais: CEU Aventureiro, Feira da Sapatilha, Ginásio Abel Schulz, Joinville Garten Shopping, Museu de Arte de Joinville (MAJ), praça Nereu Ramos, Shopping Cidade das Flores e Shopping Mueller.

O Fan Mix alcançará novamente o público de Joinville para além do Centreventos e seus anexos. Haverá transmissões síncronas das apresentações realizadas no palco do Centreventos todos os dias, das 18h30 às 22h. As exibições serão realizadas no Jardim da Dança e nos Centro de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros Adhemar Garcia, Comasa, Jardim Paraíso e Morro do Meio. Além de assistir aos espetáculos, o público presente terá a oportunidade de participar de atividades paralelas, com música, gastronomia e intervenções artísticas.

A Programação Didática deverá ser realizada de 18 a 22 e de 24 a 28 de julho. A Estímulo Mostra de Dança, atração que valoriza o trabalho dos grupos que se destacaram nas últimas cinco edições do Festival de Dança de Joinville, está agendada para a tarde de 18 de julho, no Teatro Juarez Machado.
Espaço garantido para danças urbanas e K-Pop

Uma boa notícia para os fãs de cultura urbana: o Reencontro das Ruas deve reunir novamente os b-boys e b-girls em 23 de julho, no ginásio da Escola de Educação Bássica Germano Timm. Quem tem mais afinidade com a cultura coreana também terá seu espaço garantido com mais uma edição K-Pop, previsto para ocorrer em 23 de julho, às 14h, na praça Nereu Ramos.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

0x1c8c5b6a

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata