Um dia após o anúncio pela Petrobras do reajuste de 7,46% no preço da gasolina para as distribuidoras, já foi possível observar os preços sendo aumentados, em média, R$ 0,30 o litro nos postos de combustíveis de Joinville. O valor do litro do etanol e diesel não foi alterado por enquanto. De acordo com o reajuste imposto pela estatal brasileira, o acréscimo nominal seria de R$ 0,23 por litro, mas o preço final ainda depende de casa estado, afinal outros impostos são adicionados, como o ICMS, além do lucro das distribuidoras e revendedores.
O último reajuste da Petrobras foi anunciado em dezembro, com uma redução de 6,1%, índice considerado abaixo do preço praticado no mercado internacional. Os valores dos combustíveis seguem a chamada Política de Paridade Internacional (PPI), implantada pelo governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), a qual equipara as negociações internacionais para cima e para baixo. O novo governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende mudar as regras de composição nos preços dos combustíveis, mas ainda não lançou nada oficial.
Para o motorista de aplicativo, Carlos Adriano, estas mudanças diminuem os ganhos, gerando uma ansiedade: “Do nada o preço sobe, a gente acaba não podendo nos planejar, ainda mais em janeiro, um mês de pouco movimento”, afirma. Ele conta que trabalhar nesta função é desafiador, porque tem muito passageiro tentando aplicar golpes, como não querer pagar a corrida.
A última pesquisa de preço, divulgada pelo Procon há uma semana, já apontava uma leve alta no preço dos combustíveis em relação a dezembro.
