A segunda edição do Natal de Joinville chega ao fim nesta sexta-feira, 6, reafirmando o sucesso de 2021. A estimativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville é que cerca de 350 mil pessoas visitaram as atrações nas praças, participaram de eventos que fizeram parte da programação de Natal e assistiram ao espetáculo Illuminare.
“Estamos felizes por termos proporcionado momentos de lazer. Na abertura do Natal, na frente da Prefeitura, tivemos um público superior a 30 mil pessoas que puderam assistir ao acendimento das luzes, a um momento ecumênico e a chegada do Papai Noel. Além disso, tivemos novidades como o espetáculo Illuminare e a pista de patinação no gelo. As famílias joinvilenses puderam celebrar o nascimento de Jesus com muita união”, diz o prefeito Adriano Silva (Novo).
“Esse foi o primeiro ano em que o Natal foi feito com o apoio do Instituto e o balanço é muito positivo. Contamos com o apoio de patrocinadores e apoiadores que acreditam na realização do evento e que contribuíram para que a população tivesse acesso a tantas atrações. Fica o nosso agradecimento!”, afirma Ozei Luiz da Silva, presidente do Instituto Natal de Joinville.
A economia também foi movimentada. Com as atividades natalinas, foram gerados cerca de 300 empregos diretos e indiretos. A Feira Natal Feito à Mão foi a oportunidade para que artesãos e produtores locais comercializassem seus produtos. Na Vila do Papai Noel, produtores de itens artesanais venderam itens típicos dessa época.
“As vendas foram bem boas e na nossa empresa vendemos mais que no ano anterior, mesmo com a chuva. A divulgação é importante e para nós repercute em outras datas comemorativas durante o ano”, conta a comerciante Maria Valdeli que trabalha há 10 anos com produção de chocolate e comercializou também biscoitos na Vila do Papai Noel.
Conforme a tradição, nesta data inicia a desmontagem de parte da decoração. Aos poucos, serão retirados os enfeites. Quem passar pela região central vai perceber que o trabalho está sendo realizado. Por isso, já a partir da noite desta sexta-feira, alguns locais podem não acender as luzes. Nesta sexta é o último dia de funcionamento do Carrossel, na Praça da Bandeira. O brinquedo estará em funcionamento das 17h às 22h, se não chover.
Entre os destaques desse ano, mais de 1,1 milhão de luzinhas deram brilho e colorido a diversas regiões da cidade. A neve, que já tinha encantado os visitantes em 2021, foi ainda mais surpreendente. Na Vila da Neve, 12 máquinas, colocadas em diversos pontos, fizeram a liberação da espuma. Por dia, foram lançados cerca de 1,8 mil litros de neve artificial.
O Papai Noel também recebeu as crianças em um ambiente muito mais aconchegante esse ano. A equipe de decoração da Vila do Papai Noel caprichou nos elementos. Dentro da casa do Papai Noel, toda em madeira, uma lareira cenográfica, com direito a botinhas penduradas na frente. Ao lado da lareira, a cadeira do Papai Noel, um pinheiro natalino decorado e um painel revestindo parte da parede e dando um toque especial ao interior da casa.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde