O dia primeiro de janeiro e esta segunda-feira, dia 2/01, foram marcados por grande número de pacientes que procuraram atendimento em uma das UPA’s (Sul e Leste) e também o PA Norte, em Joinville. Na UPA Leste, por exemplo, por volta das 13h, não havia cadeiras para os pacientes sentarem enquanto aguardavam atendimento médico. O painel digital mostrava que nas últimas 24h mais de 400 pacientes tinham sido atendidos na unidade.
Uma mulher com uma criança de colo, que preferiu não se identificar, passou pela triagem logo após ao meio dia, recebeu a pulseira verde, que de acordo com o Protocolo de Manchester, é “pouco urgente”. Ela só conseguiu ser atendida por volta das 16h. “Me assustei com tanta gente aqui hoje, e quase ninguém usando máscara”, conta.
A Prefeitura de Joinville, por meio de nota emitida pela Secretaria de Saúde, informou que houve desfalque na escala de profissionais nas unidades devido a atestados médicos. Porém não foi identificada demora no atendimento por conta disso. Em caso de necessidade, a Secretaria disse ainda fazer remanejamentos internos para suprir os desfalques que se estendem por mais dias.


Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde