Não há dúvida de que as iniciativas de preservação ambiental merecem cada vez mais aplausos. Mas na noite do dia 15 de dezembro, durante o Encontro Melhores Práticas Lixo Zero Brasil e o Prêmio Lixo Zero Brasil, realizados no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, capital do Mato Grosso, o Instituto Lixo Zero Brasil pôde aplaudir também o empenho de cada um dos envolvidos nos eventos chamados Semana Lixo Zero (SLZ), que ocorrem todos os anos no final de outubro em todo o país. Entre os 300 eventos realizados no Brasil, a Semana Lixo Zero Joinville, em sua 9ª edição, foi merecedora do prêmio nacional promovido pelo Instituto pelo grande destaque em vários aspectos.
Um deles, foi o recorde de público, contabilizado em 12 mil pessoas, além de contar com 120 atividades oferecidas gratuitamente e mais de 40 toneladas de lixo retirados em 18 mutirões de limpeza. O resultado conquistado pela assessoria de comunicação do evento também chamou a atenção, com quase 200 inserções na mídia e retorno de R$5 milhões em valoração.
“Cada ação do Coletivo Joinville Lixo Zero é pensada dentro das técnicas e do conceito Lixo Zero. Cuidamos de cada detalhe para que a teoria e prática sejam coesas e com engajamento. Para além disso, sempre nos preocupamos em comunicar com eficiência nossos projetos, para que toda essa prática e técnica sirva de exemplo e inspiração para mais pessoas, e isso só é possível se temos uma comunicação clara e engajadora”, destaca Arthur Rancatti, integrante do Coletivo Lixo Zero e um dos fundadores da SLZ Joinville. Essa edição do evento, em dez dias de realização bateu recordes e cumpriu o seu papel de inspirar pessoas e transformar o olhar para os resíduos, o meio ambiente e a sustentabilidade nas mais variadas formas de ação.
Com registro de crescimento a cada ano, a SLZ Joinville teve em 2022 um ano de resultados extraordinários, grande parte promovidos pelas ações diferenciadas e engajadas da sua área de comunicação, capitaneada pela jornalista Taísa Rodrigues, da Tai Rodrigues Comunicação Viva. “Entendo a comunicação não só como um repasse da informação, mas como uma oportunidade de inspirar e contribuir para que as pessoas se tornem melhores e se inspirem em boas práticas.
E essa comunicação conectada com a SLZ Joinville, com esse propósito, realmente fez toda a diferença também no meu trabalho, como profissional. Criamos o Podcast Lixo Zero em uma das principais rádios da cidade, promovemos uma roda de conversa pra lá de especial com Heloísa Schurmann, matriarca da Família Schurmann, e o Head de Comunicação Alexandre Moreno, para falar do projeto “Voz dos Oceanos”, entre inúmeras ações que contribuíram para todo esse resultado e esta premiação”, destaca a assessora de imprensa da SLZ Joinville.
Com uma comunicação viva e engajada, a Semana Lixo Zero Joinville contagiou todo o coletivo de organizadores e promotores de oficinas e outras atividades, que entendeu a importância da informação precisa, eficiente e dinâmica para, em um curto e intenso espaço de tempo, motivar também o público e demais entidades a participar deste evento transformador. Entre as 120 atividades, como Festival Gastronômico, cinema, piquenique, plantio de árvores, concursos, gincana nas escolas, lives, feiras, exposições, palestras, visitas técnicas, oficinas e mutirões de limpeza, a Vigilância Sanitária também realizou 3.850 visitas de combate à dengue, retirando mais de 180 pneus das ruas, das casas e terrenos abandonados.
“Ter uma atitude positiva e responsável em prol do planeta é urgente. Por isso, mais do que ações realizadas na Semana, queremos que as pessoas tenham o hábito de, no dia a dia, buscar as melhores práticas com menos impacto. Além disso, estamos planejando organizar outras atividades durante o ano que inspirem ainda mais neste processo”, destaca Gustavo Ritzmann, integrante do Coletivo Joinville Lixo Zero e um dos fundadores da SLZ.
A 9ª edição da Semana Lixo Zero foi patrocinada pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, Billa e Termotécnica. Mais informações em @joinville.lixozero.
Os números do evento neste ano
10 dias de evento – de 21 a 30 de outubro
- 12 mil participantes
- 40 toneladas de lixo retirado do meio ambiente
- 1.5 tonelada arrecadada nas campanhas de coleta
*120 ações (Festival Gastronômico; Cinema; Piquenique; Plantios de Árvores; Concursos; Gincanas; Lives; Feiras; Exposições; Vivências; Visitas Técnicas; Palestras; Mutirões de Limpeza; Pontos de Coleta; Campanhas; Oficinas)
*Cerca de 200 inserções na mídia
*R$5 milhões de valoração no retorno de mídia
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde