Nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica recomenda o uso da fritadeira elétrica como alternativa para a preparação de alimentos saudáveis

Shardar Tarikul Islam/Unsplash

Informe publicitário

Em uma época repleta de confraternizações, a fritadeira elétrica pode ser uma boa aquisição para equilibrar os cardápios e ter uma alimentação mais saudável. É o que afirma a nutricionista Fernanda Leister, do Hapvida NotreDame Intermédica.

O cuidado, segundo ela, está no tipo de alimento. A busca por produtos menos calóricos se mostra importante para complementar o ciclo de uma prática saudável envolvendo esse tipo de utensílio. O nome do eletrodoméstico em inglês é “air fryer”, ou frita com o ar. “São aparelhos que estão contribuindo para a vida das pessoas. Um mecanismo faz com que o ar de dentro da fritadeira gire em alta velocidade, e de maneira circular”, relata Fernanda.

A temperatura sobe e o ar quente frita o alimento. “A preparação nessas condições faz com que o alimento pareça que está assado”, conta Fernanda. “Sem adição do óleo vegetal, essa forma de preparo é saudável”.

Cuidado com a gordura

Fernanda, porém, faz um alerta sobre o conteúdo. “Se já é um alimento com muita gordura, o aparelho não vai tirar essa gordura e, portanto, ela não vai deixar a refeição saudável”, cita. As batatas congeladas, prontas para fritar, são um exemplo. Elas já têm óleo na composição. “Quando você faz o preparo, dá para ver aquele óleo que fica na fritadeira. Esse tipo de alimento não é tão bom para consumo, por mais que não tenha sido adicionado óleo no aparelho”.

A alternativa é o preparo em casa. “Recomendo comprar a batata ‘in natura’, picar e acrescentar temperos naturais”, afirma. Também é possível preparar carnes, como peixe, frango, carne bovina e de porco. “Tem diversas receitas na internet que usam a fritadeira para preparar legumes, por exemplo”, conta a nutricionista. A lista de complementos numa refeição inclui abóbora cabotiá (ou japonesa), abobrinha, tomate, brócolis e vagem. O preparo é similar ao da batata: cortar em pedaços pequenos, temperar e levar à fritadeira. “Dá até para fazer bolo”, diz a nutricionista.

No cotidiano, marcado por agendas corridas, é outra vantagem. “A fritadeira ajuda muito na questão da praticidade porque é uma máquina que vai preparando o alimento sozinha. É só colocar o tempo para fritura e a temperatura desejada, e você pode preparar outros alimentos ou fazer outras tarefas”, explica Fernanda.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira