Cidades do Norte de SC vão solicitar a operadoras criação de nova rede pública para internet 5G

Pedido será realizado nesta quinta-feira
Foto: Divulgação

Representantes de prefeituras do Norte de Santa Catarina, empresas de tecnologia e telecomunicações, entidades empresariais e de governo se reúnem nesta quinta-feira, 8, em Joinville, em encontro que vai formalizar pedido a operadoras solicitando a implantação da rede 5G pública na cidade de Joinville ainda no ano de 2023.

O evento “Imersão 5G – Transformando cidades e indústrias em ambientes inteligentes” é realizado pelo laboratório de cidades inteligentes Perini City Lab, com apoio do Ágora Tech Park e patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A ANATEL também estará presente no encontro, que vai discutir a importância da chegada da rede 5G aos municípios, mudanças e benefícios que a tecnologia pode representar às cidades, além das ações que devem ser tomadas pelo setor público para o sucesso na implantação da rede.

Outro painel deverá contar com a participação de instituições, entidades e associações dos setores da indústria e tecnologia. Neste bloco serão discutidos os aspectos que tornam tecnologias de comunicação avançadas como o 5G em diferenciais competitivos na gestão empresarial e pública, intimamente ligados à temática da Indústria 4.0, capaz de aumentar a eficiência e reduzir custos.

O Perini City Lab é um laboratório de desenvolvimento e testes de novas tecnologias para cidades inteligentes – por onde passaram cerca de 15 projetos em saúde, mobilidade, infraestrutura, segurança e sustentabilidade – e é gerenciado pela Macnica DHW, uma das maiores empresas de distribuição de Semicondutores e fornecedora de soluções de Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial (AI) do Brasil.

No final do encontro, também serão divulgados os resultados da pesquisa de maturidade realizada pelo Perini City Lab para adoção do 5G por empresas da região de Joinville.

O evento tem apoio do Join.Valle, das verticais Manufatura 4.0 e Smart Cities da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), da Câmara de Smart Cities da FIESC e do hub de inovação IlhaHub. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site.

Laboratório de cidades inteligentes já é realidade em Santa Catarina

Lançado em 2019, o Perini City Lab está desenvolvendo também a “Smart Street”, rua conectada por dispositivos eletrônicos e com uma infraestrutura de transmissão e armazenamento de dados. Em novembro passado, a iniciativa venceu o prêmio Líderes 2022 na categoria Cidades Inteligentes, concedido pelo grupo empresarial LIDE Santa Catarina.

“A implantação do 5G é fundamental para a aplicação das tecnologias e serviços que irão transformar as cidades em ambientes inteligentes para os cidadãos. Será um passo histórico para o ecossistema desenvolver inovações a empresas, governo e sociedade”, explica Fabricio Petrassem de Sousa, gerente de IoT da Macnica DHW.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos