O diabetes afeta 463 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Se não tratada, a doença pode causar sérias consequências, inclusive para os olhos. Para alertar sobre a doença, no sábado, 19, das 8h às 12h, será realizado o 6º Mutirão Diabetes Joinville, evento promovido pela Sociedade Joinvilense de Medicina, Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Hospital de Olhos Sadalla Amim Ghanem e Secretaria Municipal de Saúde, no Ginásio Sesc.
No local, serão realizados exames como medição de glicemia, índice de massa corpórea (IMC), pressão arterial, fundo de olho e avaliação do pé diabético. “O projeto tem como objetivo esclarecer a população sobre os riscos e complicações da doença e proporcionar os exames que devem fazer parte da rotina do diabético. Nas edições anteriores, já atendemos mais de 1500 pessoas com diabetes”, explica o médico Dr. Evandro Luís Rosa.
O atendimento será por ordem de chegada e as vagas são limitadas. A meta dos organizadores é oferecer a realização de 600 exames para pessoas portadoras de diabetes e 500 para demais pessoas que comparecerem ao evento.
Para facilitar o atendimento, recomenda-se levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e não é necessário chegar ao local em jejum. Um dos exames que será realizado no mutirão é o de fundo de olho, que permite detectar precocemente a retinopatia diabética, maior causa de cegueira na população abaixo dos 60 anos. Também será realizado exame do pé diabético no intuito de orientar o diabético para evitar complicações como as amputações.
Além disso, no dia também haverá a Feira da Saúde, cujo foco será passar orientações sobre nutrição e atividades físicas, além de expor produtos e serviços para diabéticos.
“Será um dia especial onde cerca de 250 voluntários estarão unidos para alertar e ajudar a população contra as complicações do diabetes. Todos estes voluntários virão para o Mutirão para deixar Joinville uma cidade ainda melhor”, destaca o médico.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
