Publieditorial
No mês de outubro, a Prefeitura de Araquari anunciou o retorno do período integral para crianças de 4 meses a 3 anos, de idade matriculados na rede municipal de ensino. Para a comunidade local, é uma vitória.
“Eu trabalho das 8h às 17h, a minha menina está na escola só de tarde, então acaba que eu tenho que pagar alguém pra ficar com ela no período matutino (…), eu pago 450 reais só pra cuidar dela, se eu tivesse dois filhos seria 900, dá pra gente ver o peso que isso tem no orçamento familiar”, diz Carolina Silveira, mãe que já matriculou sua filha para estudar no período integral.
Segundo a mãe, há vários fatores que dão segurança aos pais ao deixar os filhos no período integral. “Na escola a alimentação é regrada, orientada por uma nutricionista, então sei que minha filha estará bem alimentada, no horário certo, isso dá uma segurança pra mãe”, afirma Carolina.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação, a expansão anunciada inclui 18 Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal. Ainda de acordo com a pasta, essas unidades passarão a oferecer aulas em período integral a partir deste ano. O atendimento será de até 8 horas diárias, com horário de entrada entre 7 e 9 horas, sendo: entrada às 7h, com saída às 15h; entrada às 8h, com saída às 16h; e entrada às 9h, com saída às 17h.
“O período integral foi uma vitória da comunidade, para os pais, financeiramente falando vai ter um impacto (…), que vão ir trabalhar bem mais tranquilos”, reitera a Francine Cristina de Oliveira, diretora do CEI Vovó Brandina, que trabalha na instituição há mais de 13 anos. “Geralmente o pai e a mãe trabalham na família, nem todos tem essa oportunidade de ficar com os filhos, então aqui as crianças vão ter a oportunidade de ficar bem assistidos”, informa a diretora.
De acordo com Francisco Airton Garcia, Secretario Municipal de Educação, de Araquari, a expectativa para essa novidade é positiva. “Trabalhamos junto a administração municipal com o apoio da Câmara de Vereadores para a ampliação do espaço físico construindo dois novos centros de educação infantil que atenderá 400 crianças bem como 08 (oito) novas salas de aulas nas escolas com capacidade de atender o Pré Dois com mais 400 crianças”, certifica o secretário.
Como ter acesso ao ensino integral
De acordo com o edital, nesta primeira fase poderão concorrer a uma vaga para o atendimento em tempo integral as crianças de 4 meses a 3 anos, 11 meses e 29 dias de idade que já estejam matriculadas na educação infantil. Os requisitos e demais informações podem ser consultados no edital.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde