Audiência pública nesta quinta-feira, 1º, vai discutir o conceito do projeto de Cidade Inteligente em Araquari. O debate, promovido pela Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e a Prefeitura, vai ocorrer no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 18h.
Segundo o IPGC, o projeto envolve os serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, além de rede de telecomunicações e miniusina de energia solar para os prédios públicos da cidade. Durante o evento, serão apresentados os estudos realizados no município e valores econômicos para implantação do projeto.
O projeto
De acordo com o estudo de viabilidade do projeto, a PPP de Cidade Inteligente a ser implementada em Araquari trará à população a eficientização de serviços públicos, gerando economia e sustentabilidade ao município. A cidade receberá a troca de lâmpadas em 8.532 pontos de iluminação pública. As lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância.
Está prevista também a implantação de uma infraestrutura de telecomunicações com 36 Km (trinta e seis quilômetros) de fibra óptica, 25 pontos com câmeras de videomonitoramento e 17 pontos de internet gratuita à população. Toda essa rede será interligada e atenderá à demanda de 49 prédios públicos da cidade.
O terceiro serviço da PPP será a implantação, operação e manutenção de micro usina solar fotovoltaica com 1.039.229 kWh por ano de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os prédios municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia.
Cidade Inteligente
Cada vez mais popular, o conceito de cidade inteligente vem ganhando força no momento em que o mundo discute formas de desenvolvimento mais econômicas e sustentáveis. Segundo a União Européia, as smart cities são sistemas de pessoas interagindo e utilizando meios que propiciem o desenvolvimento humano e econômico. Trata-se do território em que o governo consegue otimizar a utilização de seus recursos e serviços para atender melhor ao cidadão. Segundo a prefeitura, com a implantação da PPP, além de ganhar o título de Cidade Inteligente, Araquari unirá em um só contrato três soluções inovadoras, gerando economia aos cofres públicos e maior qualidade na prestação dos serviços públicos municipais.
PPP
Parceria Público-Privada é uma modalidade de contratação em que a administração pública concede a um ente privado, por meio de licitação, a gestão ou desenvolvimento de um serviço. Nesse modelo, presente sobretudo em projetos de infraestrutura urbana, o parceiro privado é quem arca com os riscos do contrato, e terá sua remuneração vinculada ao desempenho na prestação do serviço. Em Araquari, a PPP de Cidade Inteligente será o primeiro contrato assinado pela prefeitura nessa modalidade. O critério para escolha da empresa será o de menor valor na proposta. O vencedor da licitação irá operar na cidade por 25 anos, que é o prazo estipulado em contrato.
Próxima etapa
Terminado o processo de consulta pública, a administração irá avaliar todas as sugestões feitas pela população. A partir daí, o projeto segue para licitação, que escolherá a melhor proposta feita pelos investidores privados. A previsão é que a assinatura do contrato e a ordem para início das obras ocorram ainda no primeiro semestre deste ano.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde