No domingo, o joinvilense tem uma programação especial para se divertir e ter acesso a serviços públicos gratuitos. A Prefeitura de Joinville é co-realizadora da 19ª Festa do Trabalhador, que ocorre, tradicionalmente, no dia 1º de maio, na Expoville e é promovida pela NDTV Record Joinville.
“Historicamente, a Festa do Trabalhador tem o apoio da Prefeitura e este ano não será diferente. É um dos maiores eventos do Estado realizados aqui na nossa cidade e estaremos lá com diversos serviços. Isso faz com que a população fique ainda mais próxima dos servidos que a cidade oferece”, destacou Thiago Boeing, secretário de Comunicação.
A festa ocorre entre 10h e 17h, no domingo. Como a Expoville tem administração privada, haverá cobrança de estacionamento. Os demais serviços e atrações são gratuitos. Os ônibus do transporte coletivo vão funcionar com horário de sábado. As linhas podem ser consultadas no site onibus.info.
Confira os serviços oferecidos pela Prefeitura
– Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama): Os profissionais vão oferecer serviço de microchipagem e adoção de animais pelo Centro de Bem-Estar Animal (Cbea). Serão cerca de 400 microchips aplicados em uma parceria com a Unisociesc. Cães e gatos poderão receber a tecnologia que é indolor e carrega informações sobre os tutores. Além disso, quem passar pelo estande também vai receber orientações sobre cuidado com os animaizinhos e materiais educativos.
– Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot): Vai estar presente com a Defesa Civil orientando sobre ações preventivas e preparação para desastres. A Escola de Trânsito (EPTRAN) também participa do evento com material informativo, atividade recreativa infantil e informações sobre o Maio Amarelo. A Guarda Municipal de Joinville vai levar ao público orientações sobre o papel da Unidade, exposição do microônibus para atividades educacionais. A Junta do Serviço Militar vai orientar sobre alistamento, solicitação de certificado de dispensa de incorporação 1ª e 2ª via, além de regularização de cidadão que não está em dia com o Serviço Militar.
– Secretaria de Cultura e Turismo (Secult): Responsável pela interlocução junto aos expositores da Feira de Artesanato.
– Secretaria de Esportes (Sesporte): Uma área de atividade física, saúde e lazer será montada para os visitantes que poderão praticar as atividades com a instrução dos recreadores.
– Secretaria da Saúde (SES): A Vigilância em Saúde vai levar informações e esclarecimentos sobre as formas de transmissão, diagnóstico e tratamento das doenças como dengue, doenças sexualmente transmissíveis, Covid-19, tuberculose, hepatites virais, entre outras.
– Secretaria de Assistência Social (SAS): O Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (CEPAT ) ligado à secretaria, vai ofertar vagas de emprego, além de realizar cadastramento e recrutamento de trabalhadores. O Conselho da Criança e do Adolescente vai orientar sobre os direitos da criança e do adolescente e também vai levar informação sobre canais de contato e áreas de atuação do Conselho Tutelar. Os profissionais vão dar orientações também sobre o Fundo da Infância e da Adolescência. O Conselho do Idoso vai entregar o Estatuto do Idoso e cartilhas com informações sobre como denunciar violência contra idosos, além de orientações em geral.
– Procon: Os técnicos vão orientar o público sobre questões de Direito do Consumidor.
