Fundo de Joinville investe em startups inovadoras para impulsionar ecossistema da região

O Join.VC, fundo de investimento de risco criado pelo Join.Valle em parceria com a Bossanova Investimentos, está com um pool de R$5 milhões em aberto. A iniciativa  tem como propósito auxiliar no desenvolvimento do ecossistema de Joinville e de Santa Catarina, conectando smart money com startups inovadoras. Os aportes variam entre 100 e 500 mil reais, e as startups interessadas podem se inscrever pelo site https://bossainvest.com/join-vc/.

 

“Analisando nossa região, entendemos que um dos gaps para a consolidação de um ecossistema de inovação é a falta de investimento de risco. Temos pessoas dispostas a investir e startups precisando de capital para se desenvolver, mas as iniciativas dessa frente estavam dispersas. Nossa intenção é organizar os atores envolvidos, capacitando os investidores e ampliando as oportunidades para os empreendedores”, aponta Dionei Domingos, Diretor Presidente do Join.Valle, movimento que fomenta a inovação e o empreendedorismo na região.

 

Apesar de priorizar startups com sede na região norte de Santa Catarina, o programa aceita negócios de outras localidades. Entre os cinco primeiros aportes realizados pelo fundo, por exemplo, há uma startup local, duas da capital catarinense e duas de São Paulo.

 

Outros requisitos da tese de investimento são: ter atuação B2B ou B2B2C, mais de um ano de fundação e de 2 a 5 fundadores. Os segmentos preferenciais são fintechs, edtechs, proptechs, healtechs, logtechs e ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa), e ter passado por um programa de incubação ou aceleração é um bônus. A seleção das investidas é realizada por um comitê formado majoritariamente por empreendedores de Joinville e conselheiros do Join.Valle.

 

O programa, que segue a metodologia da Bossanova Investimentos, também está em busca de novos investidores — são aceitas pessoas físicas e jurídicas e as cotas têm o valor de R$100 mil, sendo que cada investidor pode adquirir até cinco cotas. Interessados podem entrar em contato diretamente pelo e-mail comunicacao@joinvalle.com.br.

 

Além do Join.VC, outras iniciativas catarinenses vêm fortalecendo esse movimento de organização de investimentos, como a consolidação da Rede de Investidores Anjo, iniciativa da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) com a Anjos do Brasil, e o SC Angels, associação sediada em Blumenau.

 

Sobre o Join.Valle

 

O Join.Valle é um movimento que promove o empreendedorismo e a inovação, por acreditar que são fortes alavancas para o desenvolvimento econômico sustentável. Reunindo agentes do setor público, iniciativa privada, academia e comunidade, a entidade tem como objetivo incentivar a cultura empreendedora e a consolidação de um ecossistema de inovação forte e hiperconectado, tornando a região de Joinville um super cluster de inovação e um dos melhores lugares para empreender na América Latina. Por meio de iniciativas de capacitação para empreendedores, conexão de investidores anjos locais, incentivo à formação de talentos e à construção de espaços de inovação, entre outras, o Join.Valle busca conectar atores, reduzir gaps e estabelecer estratégias que contribuam para a transformação de Santa Catarina em um Estado Startup.

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira