Vacina contra a gripe já está disponível em Guaramirim

Foto: Secom SC/Divulgação.
A Prefeitura de Guaramirim informa que já está disponível no município a vacina contra a gripe. As campanhas de vacinação deste imunizante vai acontecer até o dia 3 de junho. Neste momento a vacinação está disponível para idosos acima de 60 anos e para trabalhadores da saúde. O dia D, de mobilização nacional, será em 30 de abril.
Segundo a Gerente da Vigilância em Saúde de Guaramirim, Ana Maria Rodrigues, a imunização é importante porque amplia a possibilidade de resposta do organismo ao vírus, especialmente nesta época do ano. “Neste período em que começa o frio as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, o que favorece a circulação dos vírus de forma geral. Por isso é fundamental que as pessoas busquem a imunização”, alertou.
A vacinação contra a gripe será realizada de forma concomitante à imunização contra a Covid-19. “Desde que esteja dentro do seu grupo, a pessoa que for se vacinar contra a Covid poderá receber também a vacina da gripe no mesmo dia”, declarou a gerente. A imunização está sendo realizada em oito unidades de saúde no município: ESF Bananal do Sul, ESF Caixa d’Água, ESF Corticeira, ESF Imigrantes/Centro, ESF Rio Branco, ESF São Pedro de Alcântara, ESF Vila Amizade e Posto de Saúde Avaí.
A meta deste ano é imunizar pelo menos 90% da população contra o vírus da gripe. No ano passado, a meta de vacinação nos grupos prioritários não foi alcançada no estado, que registrou uma cobertura de 70,6%. A vacina disponível neste ano será composta pelas cepas da influenza A (H3N2) Darwin; influenza A (H1N1); e influenza B.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2022 será dividida em duas etapas:
Primeira etapa (entre os dias 04 de abril e 30 de abril)
  •   Idosos com 60 anos ou mais;
  •   Trabalhadores da saúde.
Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho)
  •   Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
  •   Gestantes e puérperas;
  •   Indígenas;
  •   Professores;
  •   Pessoas com comorbidades;
  •   Pessoas com deficiência permanente;
  •   Caminhoneiros;
  •   Trabalhadores do transporte coletivo;
  •   Trabalhadores portuários;
  •   Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
  •   Funcionários do sistema prisional;
  •   População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

 

 

Influenza (gripe)
A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, venha a falecer em decorrência dela. Esses quadros graves ocorrem com maior frequência nas pessoas que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Por isso, a importância da vacinação dos que fazem parte dos grupos prioritários.
A transmissão da gripe ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar; ou por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olho.
Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos