A Vigilância em Saúde, por meio do Programa de Combate ao Aedes Aegypti / Endemias, alerta a população para o momento crítico em proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois está acontecendo um consistente aumento de focos no município.
Pedimos atenção redobrada por parte da população e sigam as orientações dos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde. São profissionais importantes nesse enfrentamento e realizam atividades primordiais no controle de doenças, nesse caso, a dengue.
Reiteramos as medidas que devem ser observadas pela população, sempre lembrando que a forma eficiente de controlar esse mosquito é eliminando os pontos com água parada, local em que ele utiliza para se reproduzir.
É importante observar itens como:
– Manter caixas de água perfeitamente fechadas, isso inclui o telamento do extravasor (ladrão);
– Calhas devem estar limpas e com caimento adequado;
– Sistema de drenagem de água (caixas de passagem, drenos, ralos, etc…) não podem acumular água parada, podendo ser telada ou mesmo preenchida com material como pedra brita.
– Vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
– Plantas como bromélias ou outras que acumulem água devem ser evitadas em ambiente urbano;
– Piscinas e fontes devem ser criteriosamente limpas e tratadas;
– Garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo;
– Lixos, lonas, pneus e todo tipo de material que possa acumular água deve ser eliminado ou armazenado em local seco;
– Semanalmente, devemos vistoriar nossos imóveis com foco nessas orientações, pois poucos dias são suficientes para o mosquito se reproduzir.
Acabar com o mosquito é uma responsabilidade de todos.
