Águas de Joinville orienta sobre a ligação correta na rede de esgoto

A Companhia Águas de Joinville iniciou a fiscalização domiciliar das ligações de esgoto nos bairros Bom Retiro, Saguaçu, Costa e Silva e Espinheiros.

O serviço, que não tem custo para o morador, será realizado em todos os imóveis onde já existe rede de esgoto instalada na rua. As inspeções têm como objetivo principal verificar se há conexão de esgoto e se a ligação foi executada da forma correta, orientando os moradores em caso de irregularidades.

Profissionais da empresa terceirizada Terra Norte realizam a fiscalização. Moradores e síndicos de prédios residenciais ou comerciais, dos quatro bairros, podem agendar a vistoria pela central telefônica 115. A Terra Norte também faz contato por telefone para agendar as visitas.

O proprietário ou o locatário precisa estar no imóvel para receber os fiscais. Se não for possível, o morador presente deve ser maior de 18 anos.

Os técnicos, que entram no imóvel para realizar a vistoria, trabalham em dupla, vestem camiseta azul e são identificados com o nome da terceirizada e a escrita “a serviço da Águas de Joinville” nos uniformes e nos carros. Eles também portam crachá com a identificação da companhia. Além disso, seguem medidas preventivas como uso de máscara, higienização das mãos com álcool, limpeza dos veículos e dos demais materiais utilizados.

Com auxílio de corantes e uma máquina de fumaça, a dupla identifica o caminho percorrido pelos efluentes dentro da tubulação. Dessa forma, os fiscais analisam se a água do banheiro, lavanderia, cozinha e churrasqueira do imóvel está corretamente direcionada à rede de esgoto e se a água de calhas e piscina está escoando para a rede de drenagem.

Ligações irregulares causam mau cheiro e contaminação do meio ambiente, facilitando a proliferação de doenças como verminoses, cólera e hepatite. Além disso, podem causar extravasamentos nas ruas e refluxo de esgoto nos imóveis.

Quando uma irregularidade é encontrada, o morador é orientado a providenciar a correção em até 60 dias e informar à Águas de Joinville. Quem não cumprir as adequações está sujeito à multa.

A previsão é que, no início, sejam realizadas cerca de 700 fiscalizações por mês. “O objetivo é dobrar esse número à medida que mais profissionais forem sendo treinados”, afirma Janine Smania Alano, gerente de Esgoto da Águas de Joinville.

A fiscalização domiciliar já é uma prática da Companhia Águas de Joinville desde 2014, visando garantir a instalação correta das ligações domiciliares de esgoto, orientar moradores em caso de irregularidades e contribuir com o meio ambiente, já que a conexão adequada evita extravasamentos de esgoto nas ruas e refluxo nas casas.

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Conselheiras tutelares são afastadas por decisão judicial em São Francisco do Sul

Prefeitura de Joinville informa população sobre as principais ações realizadas nos primeiros 100 dias de gestão

VÍDEO: Guarda Municipal de Araquari socorre bebê engasgado

Comida di Buteco inicia em Joinville com expectativa de público e sabores únicos

Joinville terá cursos gratuitos de gastronomia em abril; saiba como participar

Empresas de Joinville apostam em selos ambientais para crescer com responsabilidade